Search

Campanha Agosto Lilás é lançada em Araranguá com foco no enfrentamento à violência contra a mulher

A Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Araranguá lançaram oficialmente, na noite desta quarta-feira (6), a Campanha Agosto Lilás — mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A abertura ocorreu durante a 38ª sessão ordinária da Câmara e reuniu autoridades, representantes de entidades, imprensa e membros da sociedade civil.

A delegada Eliane Chaves, titular da DPCAMI de Araranguá, apresentou dados preocupantes: só em 2025, até o início de agosto, foram registrados 849 crimes relacionados à violência contra a mulher no município. A delegacia também recebeu 463 pedidos de medidas protetivas e instaurou 235 inquéritos. “Foram mais de 15 prisões preventivas por descumprimento de medidas. Talvez tenhamos salvado 15 vidas”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Dione Helena Ramos Cesa, afirmou que o CREAS atendeu 102 mulheres neste ano e anunciou um grande encontro no dia 15 de agosto, no Centro Multiuso, com palestra da Tenente-Coronel Naíma Huk Amarante. “Nosso trabalho deve ir além do acolhimento: deve ser de prevenção e informação”, disse.

Já a secretária de Saúde, Daiane Biff, destacou ações do Observatório da Mulher e divulgou uma atividade de acolhimento no calçadão para o sábado (9). “Prevenir é educar, acolher e informar”, afirmou.

O presidente da Câmara, Paulinho Souza, reforçou a importância da união entre os poderes e a sociedade. A campanha nacional tem como base a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, e busca mobilizar a população para denunciar e combater a violência doméstica.