Search

Amin discute impactos do tarifaço com Alckmin e alerta para risco de sanções ao Brasil por comércio com a Rússia

O senador Esperidião Amin (PP-SC) participou, nesta quarta-feira (6), de uma audiência com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, em Brasília. O encontro teve como pauta central os desdobramentos da missão parlamentar realizada nos Estados Unidos, que tratou das recentes barreiras tarifárias impostas por Washington.

A comitiva de senadores relatou ao vice-presidente preocupações manifestadas por parlamentares americanos, tanto democratas quanto republicanos, sobre a continuidade das relações comerciais com o Brasil — especialmente em razão da importação de petróleo e defensivos agrícolas da Rússia. Segundo Amin, há previsão de votação, entre agosto e setembro, de uma lei que pode punir países que mantêm comércio ativo com os russos.

“Não será um ato do presidente, mas uma lei aprovada pelo Congresso. E ela pode nos atingir diretamente, especialmente pela compra de óleo diesel e defensivos, que são fundamentais para a competitividade do agro brasileiro”, destacou.

O senador também manifestou preocupação com as exportações catarinenses. Santa Catarina é um dos principais estados brasileiros nas vendas externas para os EUA, especialmente nos setores de madeira, pescado, motores elétricos e metalmecânico.

“Seguimos em defesa da redução das tarifas para produtos como madeira e vamos continuar lutando pelo que ficou de fora: pescado, compressores, blocos de motores…”, afirmou Amin, reforçando que a atuação parlamentar nos EUA deverá ser contínua.