Com o início do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, o Governo de Santa Catarina deu início à elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. O trabalho será conduzido por seis pesquisadoras — mestres e doutoras — contratadas por meio de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com investimento de R$ 1.008.000,00 e previsão de entrega do documento em 2026.
As especialistas começaram oficialmente suas atividades nesta sexta-feira (1º), na Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família. Elas atuarão na produção de diagnósticos regionais e apoio técnico para a formulação de propostas que atendam às realidades e demandas das mulheres catarinenses, considerando aspectos como demografia, etnia, escolaridade, renda e empregabilidade.
A vice-governadora Marilisa Boehm destacou que o plano marca “uma nova era” para as políticas públicas de gênero em Santa Catarina. “Cuidar das mulheres é um compromisso do governador Jorginho Mello e meu”, afirmou. Já a secretária de Estado, Adeliana Dal Pont, definiu a construção do plano como um “marco histórico” para o estado.
A ação integra a programação do Agosto Lilás, que contará com palestras, campanhas educativas, ações integradas com os municípios, além da circulação do Ônibus Lilás e do lançamento de um edital voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência.