Search

Porto de Itajaí e Apex articulam estratégias para driblar tarifaço dos EUA

Diante do impacto do novo pacote tarifário dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, e o coordenador executivo de Planejamento Estratégico, Maurício Moromizato, reuniram-se nesta sexta-feira (1º) com o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, em Brasília. O encontro buscou alinhar ações estratégicas para minimizar os prejuízos, especialmente sobre os setores exportadores de Santa Catarina.

João Paulo Bastos alertou para os efeitos negativos do “tarifaço” sobre segmentos como proteína animal, pescados e móveis — produtos que têm no Porto de Itajaí seu principal canal de escoamento internacional. Ele ressaltou a insegurança gerada entre produtores e exportadores diante do cenário instável.

Em resposta, Jorge Viana apresentou iniciativas do Governo Federal, como a ampliação do acesso a mercados asiáticos, com foco na China, e a organização de missões internacionais para fortalecer as exportações brasileiras. Segundo ele, empresários catarinenses devem compor as futuras agendas internacionais, que poderão contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O Brasil é maior que essa crise. Estamos aguardando as diretrizes do Governo Federal para reagir a decisões politicamente motivadas, que afrontam a separação entre os poderes e os valores democráticos”, afirmou Bastos.

A reunião reforçou o compromisso do Porto de Itajaí com soluções ágeis e responsáveis para manter o desempenho do comércio exterior diante das tensões geopolíticas. “Santa Catarina e o Brasil saberão dar as respostas necessárias”, concluiu o superintendente.