O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, reafirmou nesta semana a importância dos pequenos negócios catarinenses diante da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aumentar em 50% as tarifas sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto de 2025.
Segundo Décio, é hora de reafirmar a capacidade de superação da economia local. “Os pequenos negócios catarinenses, como os de todo o Brasil, são resilientes e são os primeiros a responder positivamente”, afirmou.
Para o dirigente, Santa Catarina vai além de qualquer limitação geopolítica. “O Brasil e Santa Catarina são muito maiores do que uns agravante de fronteiras. A pequena economia catarinense vem mostrando isso. Vamos firmes, enfrentar as adversidades. Somos um país de patriotas, que defende sua história, sua gente e sua soberania.”
Décio Lima citou o setor do pescado, que será diretamente afetado pelo tarifaço. Para ele, o momento também pode ser de abertura e diversificação de mercados. “Precisamos aproveitar e expandir as possibilidades, como o mercado europeu, por exemplo. É hora de otimismo e de reconhecer a nossa grandeza econômica”, frisou.