Search

Serviço de Convivência da Afasc celebra os 35 anos do ECA com ações de cidadania

Em comemoração aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) realizou uma série de atividades educativas com crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As ações ocorreram ao longo da última semana nos CRAS Vila Miguel, Cristo Redentor, Tereza Cristina, Próspera, Santa Luzia, Renascer e no Centro de Convivência Vida Nova.

As atividades tiveram como objetivo promover o conhecimento sobre os direitos e deveres previstos no ECA, incentivando a reflexão e o protagonismo juvenil. Instituído pela Lei Federal nº 8.069 em 1990, o ECA é reconhecido como o principal marco legal da proteção integral à infância e adolescência no Brasil.

A coordenadora do SCFV da Afasc, Ana Meller, destaca a importância da data. “O ECA traz um conjunto de normas para preservar os direitos de crianças e adolescentes. Apesar dos avanços, ainda há muito a ser conquistado. Por isso, é essencial que esse documento seja trabalhado com nossos participantes, que são os verdadeiros protagonistas da efetivação desses direitos”, afirmou.

Para Isabely Demétrio de Oliveira, de 12 anos, participante do Serviço de Convivência Santa Luzia, o ECA representa mais do que um conjunto de leis. “Ele garante saúde, educação, respeito e cultura. Tudo o que aprendemos aqui levamos para nossas famílias, porque eles também precisam saber sobre esses direitos”, destacou a adolescente.

Com foco na educação para a cidadania, as ações desenvolvidas reafirmam o compromisso da Afasc com a construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e consciente dos direitos das crianças e adolescentes.