Search

CIDASC combate foco de Influenza Aviária (H5N1) em aves de fundo de quintal no interior de Meleiro

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmaram nesta quinta-feira (10) um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em uma criação de aves de subsistência, no distrito de Sapiranga, interior de Meleiro. A suspeita foi identificada após contato de aves migratórias com aves de fundo de quintal, e o caso está sendo tratado com rigor pelas autoridades sanitárias.

Médicos veterinários da Cidasc e da Secretaria de Estado estiveram na propriedade atingida e em granjas vizinhas para investigação e monitoramento. A ação inclui a eliminação dos animais contaminados, desinfecção da área e vigilância ativa em um raio de segurança.

A prefeitura de Meleiro mobilizou servidores e maquinário para apoiar a operação, com a presença direta do prefeito Anderson Scardueli, que colocou as secretarias municipais à disposição. “É a primeira vez que enfrentamos um caso assim em 64 anos de história, e estamos dando todo suporte necessário para proteger nossos produtores”, afirmou.

Meleiro é um importante polo agrícola do Sul catarinense, com forte produção de arroz, leite, carne bovina e avicultura. Apesar do alerta, as autoridades reforçam que a produção comercial de aves em SC permanece livre da doença e segue com status sanitário preservado, de acordo com normas internacionais. O consumo de carne e ovos continua seguro.

Segundo nota oficial, a colaboração da população é essencial. Qualquer suspeita de sinais clínicos como andar cambaleante, torcicolo, secreção ocular ou mortes súbitas de aves deve ser notificada pelo e-Sisbravet ou pelo telefone 0800 643 9300.