O SAMAE de Araranguá, em parceria com a Prefeitura Municipal, prorrogou até o dia 31 de julho de 2025 o prazo para que os projetos de engenharia sejam entregues de forma digital. A medida faz parte da implantação do Protocolo Digital de Projetos de Engenharia, lançado em maio como forma de modernizar e agilizar os trâmites técnicos no município.
A nova plataforma foi desenvolvida internamente pela equipe técnica do SAMAE e permite que engenheiros, arquitetos e demais profissionais protocolizem seus projetos diretamente pelo site, eliminando a necessidade de entrega física de documentos.
Segundo o diretor-geral da autarquia, Jairo do Canto Costa (Jairinho), o sistema digital representa “mais agilidade, transparência e economia de tempo, além de garantir maior segurança no processo”.
A prorrogação do prazo leva em consideração a necessidade de adaptação de alguns profissionais e escritórios. “Nosso objetivo é facilitar a transição para esse novo modelo, que sabemos ser positivo para todos”, explicou a engenheira Bruna Nazário, responsável técnica do setor de engenharia do SAMAE.
Ela também destacou os benefícios da digitalização, como a redução do uso de papel, controle mais eficaz dos processos, notificações automáticas aos responsáveis técnicos e a possibilidade de acompanhar em tempo real o andamento das análises.
A partir do dia 1º de agosto de 2025, todos os projetos passarão a ser aceitos exclusivamente de forma digital.