Mesmo com a eleição do PT de Minas adiada, ainda assim o candidato indicado pelo presidente Lula da Silva (PT) acabou eleito já em primeiro turno. O ex ministro e ex prefeito de Araraquara Edinho Silva – da corrente interna Construindo um Novo Brasil – CNB, venceu o ex presidente do PT, Rui Falcão, Romênio Pereira e Valter Pomar.
Em Santa Catarina se confirmou o resultado prévio que levou para o segundo turno, os deputados estaduais Fabiano da Luz, e Luciane Carminatti; com o deputado estadual Padre Pedro Baldissera, em terceiro lugar, e os vereadores da capital Carla Ayres, e Bruno Ziliotto, este em quinto lugar.
Fabiano é ligado ao grupo de Décio Lima – CNB, mesmo de Lula e do presidente eleito Edinho, Carminatti mais ligada à esquerda do partido, especialmente à corrente Movimento Socialista – MS.
Presidência Estadual:
Fabiano da Luz – 3.082 votos
Luciane Carminatti – 2.955 votos
Padre Pedro – 2.040 votos
Carla Ayres – 668 votos
Bruno Ziliotto – 216 votos
Presidência Nacional:
Edinho Silva – 5.454 votos (eleito)
Rui Falcão – 2.658 votos
Valter Pomar – 432 votos
Romênio Pereira – 326 votos
Eleições na Amesc
Houve eleição direta ainda em 240 municípios de Santa Catarina, a maioria absoluta sem disputa, como Araranguá, onde Ozair Banha da Silva. O PT está organizado em 10 municípios do Vale do Araranguá – apenas um na Comarca de Turvo/Meleiro. Veja os novos presidentes na circunscrição da Amesc que assumem em Setembro com suas novas executivas e alguns diretórios:
1-Araranguá – Ozair da Silva – Banha
2-Balneário Arroio do Silva – Marco Ardosi
3-Maracajá – Gilvan de França
4-Ermo – Maurício Ferreira
5-Sombrio – Glauter Soares
6-Balneário Gaivota – Edili
7-Santa Rosa do Sul – Zeca Debus
8-São João do Sul – Roger
9-Praia Grande – Paulo Sérgio
10-Passo de Torres – Adriana Xavier
Eleições 2026
O PT começa a debater depois das eleições diretas para presidência do partido. Começa o debate para 2026. Décio Lima deverá ser o candidato a governador. Luciane Carminatti, caso vença as eleições, pode buscar um mandato na Câmara Federal ou mesmo outra vaga na chapa majoritária. Padre Pedro deverá disputar novamente como candidato a deputado estadual.
No Sul do estado os nomes que aparecem para possível candidatura à Assembleia Legislativa são de Arlindo Rocha (ex prefeito de Maracajá e candidato a prefeito de Criciúma em 2024); o vereador Célio Elias (de Forquilhinha); Jucélia do Suserp; Júlio Bittencourt (que foi candidato a deputado em 2022 e a vereador em 2024); Maristela (que foi candidata a prefeita de Tubarão).
Para federal, Geovana Mondardo (PCdoB) deverá ser novamente candidata a deputada federal pela Federação PT – PcdoB- PV.






