O governador em exercício de Santa Catarina, Francisco Oliveira Neto, esteve na manhã deste domingo (22) no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, para acompanhar de perto o atendimento prestado às vítimas do acidente com balão ocorrido no sábado (21), durante um voo turístico no município.
Na visita, o governador reforçou a importância do pronto atendimento hospitalar em situações emergenciais e elogiou a estrutura e a atuação do serviço público de saúde. “O acolhimento, a agilidade e o cuidado humanizado fizeram toda a diferença para minimizar o sofrimento dos envolvidos. Estamos aqui em solidariedade ao município e também para reforçar o pronto atendimento do Estado em todas as esferas, nos colocando à disposição no que for preciso”, destacou Oliveira Neto.
Atendimento às vítimas
O balão transportava 21 pessoas, resultando em oito mortes e 13 feridos. Cinco vítimas com ferimentos leves foram atendidas no Hospital Nossa Senhora de Fátima, apresentando também abalo psicológico. A equipe hospitalar atuou prontamente, oferecendo cuidados clínicos, com atendimento do clínico geral Dr. Hugo Aureliano Machado Júnior, e suporte emocional, com atuação do psiquiatra Dr. Luiz Felipe Jardim e da equipe de saúde mental.
“Atuamos integralmente com a parte clínica e de saúde mental, que esteve ao lado dos pacientes até que todos estivessem liberados com segurança física e emocional”, detalhou o diretor da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves.
Também participaram da visita o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi; o secretário estadual de Segurança Pública, Flávio Graff; o presidente da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Idalino Bongiolo; o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado (Fanica); o deputado estadual Zé Milton; o secretário municipal de Saúde, Marquinhos Alves; vereadores e demais autoridades.