Search

SC lança simulador de carência para evitar fraudes em bolsas do Universidade Gratuita e Fumdesc

Em mais um passo para reforçar a transparência e a segurança dos programas de acesso ao ensino superior em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED) lançou, nesta terça-feira (18), um simulador online do Índice de Carência (IC). A ferramenta vai ajudar estudantes interessados nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc a verificarem, com antecedência, se preenchem os requisitos socioeconômicos exigidos para pleitear uma bolsa.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, o objetivo é dar mais autonomia e confiança ao estudante:

“O simulador irá proporcionar mais segurança a quem tem dúvidas sobre sua elegibilidade. É uma medida essencial dentro do processo de aperfeiçoamento do Universidade Gratuita e do Fumdesc, idealizados pelo nosso governador Jorginho Mello”, afirma.

A novidade chega poucos dias após o lançamento dos editais para o segundo semestre de 2025, que já apresentam mudanças importantes: agora, renovações, inscrições e concessões ocorrerão antes do início das aulas, o que permite que os estudantes já saibam sua situação no programa antes da matrícula.

Cronograma dos editais:

Renovações (para bolsistas atuais):
 7 de julho (14h) até 11 de julho (19h)
 Correções: 21 a 23 de julho (até 19h)

Novas inscrições:
 7 de julho (14h) até 17 de julho (19h)

Além do simulador, o Governo do Estado também anunciou o reforço na fiscalização dos programas, com a ampliação das comissões que agora incluem representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Controladoria-Geral do Estado e Polícia Civil. Também está sendo criado um Portal da Transparência, com dados abertos sobre os beneficiários e critérios utilizados, e foi lançado um Disque-Denúncias 0800, que funciona de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30, para receber denúncias de irregularidades.

Essas medidas surgem após o impacto de denúncias de fraudes em 44% dos benefícios anteriormente concedidos, conforme apontado por relatórios internos e denúncias da sociedade civil.