Search

Balneário Gaivota entra em Situação de Emergência por epidemia de dengue: município mobiliza força-tarefa e mutirões contra o Aedes aegypti

Com casos confirmados em todos os bairros e um óbito registrado, a Prefeitura de Balneário Gaivota decretou, nesta quarta-feira (21), Situação de Emergência em Saúde Pública Nível II. A medida, oficializada por meio do Decreto nº 038/2025, autoriza ações imediatas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O decreto tem validade de 180 dias e permite, entre outras ações, a entrada forçada em imóveis fechados, a convocação de voluntários e a requisição de pessoal e equipamentos. A decisão foi tomada após reunião com todas as secretarias municipais, liderada pelo prefeito Everaldo dos Santos (Kekinha) e pelo vice Jonatã Coelho.

De acordo com boletim da DIVE, são 19 casos autóctones, 6 alóctones, 4 indeterminados e 1 óbito confirmado. Para conter a propagação, a cidade inicia mutirões de limpeza e campanhas educativas em escolas e espaços públicos já nesta semana. Outdoors, redes sociais e imprensa também serão utilizados para conscientizar a população sobre os cuidados necessários.

O município reforça o apelo para que todos façam sua parte, mantendo pátios limpos e eliminando focos de água parada. A mobilização total inclui Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e demais órgãos públicos.