Search

Associação “Amai-vos Uns aos Outros” apresenta projetos sociais e incentiva doações via Imposto de Renda

Durante a 23ª sessão da Câmara de Vereadores de Araranguá, realizada na noite desta segunda-feira (19), a assistente social Avanei Tomas de Bitencourt Vieira ocupou a tribuna para apresentar o trabalho da Associação “Amai-vos Uns aos Outros – Centro de Inovação Social”. O espaço foi cedido por meio de requerimento do vereador Carlos da Funerária.

A Associação, fundada em 2020, é uma organização civil sem fins lucrativos que presta apoio a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. A entidade tem sede no antigo BR Shopping, no bairro Cidade Alta, local que está sendo revitalizado para se tornar um centro de acolhimento e transformação social. O projeto teve origem na Paróquia Sagrada Família e se fundamenta no mandamento cristão: “Amai-vos uns aos outros”.

Durante sua explanação, Avanei ressaltou que o prédio, anteriormente alvo de invasões e depredações, hoje é um espaço de acolhimento humanizado. A entidade atualmente assiste cerca de 160 famílias, oferecendo cestas básicas, roupas e encaminhamentos para atendimentos especializados. Ela também apresentou aos vereadores a projeção da nova sede, que está em processo de reforma graças a diversas parcerias. O espaço contará com três pavimentos: o primeiro dedicado à área educacional, o segundo a atividades sociais e o terceiro a um restaurante-escola com restaurante popular.

A representante do Departamento de Assistência Social explicou como os contribuintes podem apoiar a entidade por meio da destinação de parte do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Estão entre os projetos aprovados para captação de recursos: Som e Ritmo Adonai, Jiu-jitsu Transformando Vidas e Compasso da Dança. Qualquer pessoa física pode destinar parte do imposto devido ou da restituição ao FIA, sem custo adicional. Avanei destacou que esses recursos são essenciais para manter e expandir as ações sociais da associação, que contribuem diretamente para transformar a realidade de crianças, adolescentes e idosos, por meio de atividades nas áreas de educação, saúde, empreendedorismo e assistência básica.

O presidente da Câmara, Paulinho Souza, afirmou que, juntamente com os demais vereadores, buscará uma solução jurídica para regularizar os débitos antigos de IPTU referentes ao imóvel. A presidente da Associação, Marlise de Souza Pereira, também participou da sessão e agradeceu o apoio e o compromisso demonstrados pelo Legislativo.