MDB de Meleiro reelege a Executiva
Bastante organizado desde antes das últimas eleições de 2024, o MDB se antecipou e já fez sua convenção municipal na noite desta quarta-feira (14/05). Tinha até dia 18 de maio para fazer.
O partido reuniu suas lideranças e definiu para os próximos dois anos de mandato os membros do Diretório, a Executiva, Delegado junto à convenção estadual, Conselho de Ética e Conselho Fiscal.
Foram eleitos 31 membros titulares para o Diretório e outros 10 suplentes. Entre os membros do Diretório foram reeleitos treze componentes para integrar a Executiva:
Presidente Júlio Cesar de Oliveira; vice-presidentes Rodrigo Porto e Saudi da Rosa; tesoureira Marieli Borges Camilo; secretários Renato Mota e Valéria Isé; vogais Raiza Milioli, José Francisco Merêncio e João Nazário; e os suplentes Eládio Biz, Fernando de Mello, José Edevir Neto e Eduardo Alexandre.
A eleição contou com a presença do deputado estadual Tiago Zilli (MDB) que deu eu aval para a reeleição da Executiva e a composição do Diretório. O deputado elogiou a evolução e a organização do MDB de Meleiro como uma das referências para todo o MDB de Santa Catarina.
“O trabalho realizado pelo Diretório e Executiva elevou o partido e fez com que voltasse a vitrine política em Meleiro”, disse Tiago.
“O MDB de Meleiro passa por um excelente momento de sua história, pois a participação das pessoas está cada vez maior e o partido se organiza para a realização de novas filiações em breve. Novas lideranças vão compor o partido e ajudar na caminhada de crescimento e fortalecimento visando as eleições estaduais de 2026 e as eleições municipais de 2028”, disse o presidente Júlio Cesar de Oliveira.
Vai para o MDB
Uma destas lideranças que deve se filiar ao MDB de Meleiro é o empresário Márcio Fermo, que deixou o PSD depois que o partido decidiu apoiar a chapa PL / PP nas eleições de 2024 mesmo depois que ele, Fermo, havia sido escolhido como nome para vice na chapa do PL. A entrada de Márcio tem o aval de Tiago Zilli.
Wagner presidente
O MDB de Maracajá tinha alguns nomes para apresentar para o comando do partido no município. Para substituir o vice prefeito Roldinei Dassoler da Silva, o Rudi, o nome do ex prefeito Wagner da Rosa foi o que ganhou mais consistência nos últimos dias.
Wagner, que foi prefeito por 2 mandatos, foi confirmado para comandar o partido em convenção que aconteceu na Câmara de Vereadores de Maracajá.
Alcindo Presidente
Em Araranguá, o nome que deve ser apresentado na convenção municipal é o do empresário Alcindo Crepaldi, o Negão da Madeireira (apelido que grudo nele mesmo depois de 15 anos afastado da Madeireira Dário). Seu nome foi costurado para formar o consenso e evitar disputas nas eleições do MDB local.
Pelo acordo, o presidente Emerson Almeida (atual secretário de Planejamento de Araranguá) fica na 1ª vice presidência, Rosa Nagel (ex gerente de Educação) assume a 2ª vice presidência.
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho de Souza, abriu mão de uma das vices presidências para assumir o posto de secretário do partido.
Negão é filho do falecido ex prefeito de Morro Grande Dário Crepaldi, genro do falecido ex vereador Lulu Paulino (ex-PPS) e teve o papel de conselheiro político no atual governo. Agora terá a missão de manter o MDB aglutinado, já que o partido conquistou as 2 últimas eleições depois de 6 mandatos afastados do poder (2 do PSDB, 3 do PP e 1 do PT).
Maior federação
Republicanos, com 44 deputados federais e MDB também com 44, aguardam a fusão do Podemos, que tem 15 deputados e 14 do PSDB, para uma possível federação dos 2 partidos com a nova sigla. Se não saírem deputados de PSDB e Podemos, os 29 somados aos 88 das duas sigla, podem somar 117 parlamentares. Neste caso, a superfederação seria maior que a União Progressista (União e PP), que tem 109 deputados; que o PL quem tem 95 deputados; e que a federação PT- PV- PCdoB, que conta com 80 deputados.
Caso se concretize este cenário, estes 4 grupos deteriam o comando de mais de 400 cadeiras. Agora, é preciso saber se eles querem de fato pagar para ver, e ficar atrelados até 2029.