Search

Coordenadores apresentam programa educativo do Geoparque

Em parceria com municípios, ações visam a Educação Ambiental direcionada principalmente a alunos e educadores, mas envolvendo toda a sociedade

 

O Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul e os Cambará do Sul/RS, Mampituba/RS, Torres/RS, Praia Grande/SC, Jacinto Machado/SC, Morro Grande/SC e Timbé do Sul/SC, deram início à execução do chamado Programa de Educação para o desenvolvimento sustentável da região. Tendo como público-alvo chave deste ano alunos e educadores, as atividades do programa objetivam a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura e o fomento ao turismo responsável.

 

Em Jacinto Machado sob a coordenação da professora Denise Martignago Ghellere e com o apoio do governo municipal, através da secretaria de Educação, deu-se início a implementação do Programa de Educativo do Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul.

 

 

“O programa tem um público bastante diversificado, incluindo desde estudantes e comunidades locais até visitantes, profissionais e autoridades”, explica Denise.

 

Com a chancela de Geoparque Mundial da Unesco, o território Caminhos dos Cânions do Sul fortalece o trabalho com aspectos locais que visem o conhecimento e a preservação da região.

 

Com ações que vão desde atividades práticas e teóricas em sala de aula até visitas técnicas e passeios externos, o trabalho voltado a estudantes e educadores busca a promoção de consciência ambiental, cidadania e valorização cultural.

 

 

“A exemplo do ano anterior, o Geoparque, através do desenvolvimento frequente destas atividades, busca conscientizar a todos sobre a grande importância do patrimônio natural que temos em nossa região”, explica a coordenadora municipal.

 

Tendo como aliada principal a equipe da secretaria municipal de Educação, o Geoparque dará início ao programa junto à grade curricular de diferentes instituições de ensino de Jacinto Machado.