Search

Novas bancadas, água e cães abandonados dominaram a pauta da Câmara do Arroio

A Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva esteve reunida terça-feira, 9 de abril, para mais uma sessão ordinária nesta onde foram debatidos diversos temas.

A novidade é que após o fechamento da janela partidária houve 100% de mudanças nas cadeiras do Poder Legislativo. Em 2020, foram eleitos cinco (5) vereadores pelo União Brasil, dois (2) pelo PSDB e dois (2) do PDT. Ao final do período, não restaram vereadores no União Brasil, PSDB e PDT no Arroio.

Com as mudanças, os vereadores eleitos pela situação foram distribuídos em dois blocos, um do PP com o vereador presidente da Câmara, Elvio Zocche, além da vereadora Maria Alice Luciano e o suplente Pastor Elias. No outro bloco, Vanderlei de Souza (Lei do Mar Azul), Pedro Coelho e Alan Almiro da Silva (Alan da Ambulância), todos filiados ao PSD.

O bloco de oposição ficou com quatro nomes: 2 do MDB – Márcio Macan e Greyce Copetti; e 2 do PL – Clailton de Oliveira e Evaldo Caetano.

 

Contrato da água

A concessão de água (e esgoto), que está nas mãos da EJW Águas, vence dia 11 de Maio e o município de Balneário Arroio do Silva. O assunto foi trazido pelo vereador Márcio Macan (MDB). Zocche lembrou a Clailton (PL) que tem 30 dias para debater o tema.

 

Abandono de animais

Outro tema que tomou parte dos debates foi a necessidade de criação de um canil municipal. Zocche lembrou que este assunto está ligado ao departamento do Meio Ambiente. Os vereadores entenderam que tem que ser debatido como questão de saúde pública.

O presidente Elvio lembrou ainda que, fruto de uma viagem a Brasília por parte dos vereadores, o Arroio recebeu recursos, entre eles R$ 170 mil da deputada federal Ana Paula Lima para execução de 500 castrações e manutenção de convênio.

Evaldo Caetano sugeriu até trancar a entrada de Araranguá por causa do excesso que cães abandonados na rua do CTG.

 

Outros temas em debate

Duas moções de aplausos foram apresentadas para apreciação do Poder Legislativo, uma para a Cruz Vermelha (proposta do Pastor Elias – PP); e outra para a Força Delta da PM (proposta do Sargento Clailton – PL). Houveram ainda as indicações

Chegou à Câmara ainda a reposta de um pedido de informações sobres os gastos com a revitalização da Praça Central; e o Decreto das Contas do exercício de 2022, que chegaram até os vereadores com parecer favorável do Tribunal de Contas da União (TCE). Para derrubada do parecer são necessários seis votos. Para manter a aprovação pelo menos quatro.

Foram apresentadas indicações: para criação de um parque industrial municipal (Clailton); parada de ônibus, bocas-de-lobo e tubos (Evaldo Caetano) e lombada física perto da escola Jardim Atlântico (Zocche).

 

Na palavra livre

Clailton de Oliveira falou sobre a volta das máquinas para obras da SC-447 e sobre o atraso nas obras do Acesso Sul. Pedro Coelho sugeriu que a Secretaria de Obras recebesse o nome do falecido ex secretário Lourenço Conti Neto e ainda sobre melhorias na estrada do Fundo Grande.

O presidente ainda lembrou que a pauta está limpa que projeto para aumento dos servidores não está na casa.

Elvio Zocche falou da força do Progressistas que agora conta com o prefeito Evandro Scaini, vice Carlos Scarsanella e três vereadores (Elvio, Alice e Pastor Elias).