Pontes que dão acesso ao interior foram as mais prejudicadas com as chuvas do fim de semana
Após mais uma intempérie climática que afetou toda a região, a administração municipal de Jacinto Machado trabalhou rapidamente para solucionar os problemas ocasionados pelo grande volume de água que percorreu os seus rios desde o fim de semana. Contabilizando desalojados e parte de um imóvel levado pela água, foi no interior que os maiores problemas de infraestrutura foram encontrados e recuperados.
Com quase a mesma velocidade com que encheram, Jacinto Machado viu o nível de seus rios baixarem após as fortes chuvas que assolaram a região desde a última sexta-feira, 10, até a manhã de segunda, 13 de maio.
“Ainda no domingo, dia 12, já estávamos com máquinas e o nosso pessoal espalhado pelo município, buscando dar vazão à água em pontos mais críticos. Com a chuva cessando, nossa prioridade passou a ser as pontes que impediam o acesso a comunidades do interior”, explica Valdir Furlaneto, secretário de Obras.
Enquanto na área central o município teve duas famílias desalojadas uma pessoa desabrigada, mesmo com o registro de alagamentos em vários bairros e comunidades, o interior foi atingido com rodovias interrompidas por conta da água na rodovia dos Pinheirinhos – com água na pista na curva do Picadão e próximo ao Último Gome -, e bairro Gávea, acesso à Linha São Pedro – próximo ao antigo CTG.
Três pontes foram atingidas e recuperadas ainda na segunda-feira.
“A ponte do Costão da Pedra, de madeira, foi arrancada pela força da correnteza e precisou ser reconstruída. A ponte molhada do Tigre Preto teve o material da cabeceira levado pela água. Também conseguimos repor as cabeceiras e garantir o acesso dos moradores”, informou o secretário.
Ainda no Tigre Preto, outra grande ponte de madeira foi uma das mais afetadas, com as cabeceiras levadas e grande volume de resíduos trazidos pela enxurrada.
“Retiramos árvores inteiras que encalharam na ponte, mas conseguimos liberar a passagem ainda na segunda”, comentou.
Na terça-feira, 14, prefeito João Batista Mezzari (Gaiola) esteve reunido com representantes da Defesa Civil estadual, em Florianópolis, onde entregou um relatório de todos os problemas ocasionados pela chuva intensa no município.