Search

São João do Sul com 5 frentes; caminhos do PSD; SDD e PSDB com César; MDB sem vereador; e mais

Disputa acirrada depois da saída de PP e PDT do governo de Moacir

Em São João do Sul, pelo menos 5 frentes podem disputar as eleições deste ano. Uma delas puxadas pelo prefeito Alex Bianchin (PDT), que reafirma sua pré-candidatura a prefeito, que tem acordo firmado entre PDT, PSD, PP e PSDB. O grupo convidou o vereador Ismael Sant’Ana (MDB) para se filiar ao PSD para ser vice na chapa. Alex tem 2 empecilhos: é secretário da Ceprag, de onde precisa se licenciar 4 meses antes das eleições, e assessor parlamentar de Rodrigo Minottto (PDT), e precisa de licenciar 3 meses das eleições. Alex confirmou que irá se afastar de ambos os cargos.

O MDB, maior partido do município, tem como pré-candidato o vereador Márcio Grei, nome do partido para a sucessão de Moacir Teixeira (MDB).

Outra frente é puxada pelo PL com Betinho Delfino e Clóvis Scheffer, que pode disputar com candidatura própria ou mesmo compor com o MDB.

O ex vereador João Cardoso – o João do Lindo (União Brasil) também busca composição para consolidar sua candidatura.

Paulo Sérgio Cardoso Claudino, o Paulinho Polícia (Republicanos), também afirma que pode ser candidato caso não feche coligação. Já conversou com PL, MDB e União Brasil.

Há uma tendência no final de haver mesmo 2 ou 3 chapas.

 

Solidariedade com César

Em Araranguá, um pré-candidato a prefeito que tem colocado o nome para disputa é o advogado Alcir Marcos, que estava em contato com o Solidariedade. No entanto, o partido se aproximou do prefeito César Cesa (MDB) e deverá fazer parte da coligação. Como tinha um pré-candidato, Luiz Dornelles, que havia disputado em 2016, cogita-se que ele seja colocado em uma das siglas aliadas para concorrer.

 

PSDB com César?

Com esta posição do Solidariedade, Alcir Marcos procurou o PSDB para pedir sua refiliação. O pedido foi feito ao secretário geral Jefferson da Costa Dannus, que ficou de encaminhar a solicitação com a atual Comissão Executiva. Alcir está disposto a levar sua pré-candidatura até às convenções (5 de agosto).

 

Chapa quase pronta

O PSDB, aliás, sob o comando de Clóvis Fantin, deverá refiliar nos próximos dias o advogado Christian Martins, que chegou a ser pré-candidato em 2020 pelos tucanos, mas acabou desistindo de disputar. Depois disso, chegou a se filiar ao PL, mas cancelou a filiação e deverá reforçar o PSDB que, em princípio, estará na aliança de César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD). O partido está montando chapa de vereadores e deve receber alguns nomes do time do prefeito (MDB, PSD, Republicanos, União Brasil…) para ajudar na composição. 

 

Federação PSDB/Cidadania

PSDB que terá que disputar as eleições em companhia do Cidadania por conta da federação firmada em 2022 e vale até 2026. PSDB/ Cidadania poderão juntos colocar até 16 nomes para disputa, 11 homens e 5 mulheres, ou vice-versa.

O PSDB está no governo de César/Tano com pasta da Regularização Fundiária.

 

Guidi que ser “saído” do PSD

O ato de apresentação de Arleu da Silveira (ex-PSDB) como novo integrante do PSD e como pré-candidato a prefeito de Criciúma era para ter apenas um tom festivo, com abraços e tapinha nas costas em um AM Master Hall lotado. Mas, o deputado federal Ricardo Guidi (PSD) fez questão de dar uma apimentada no evento, se apresentou como nome para disputa, embora o evento fosse todo para reforçar o indicado do prefeito Salvaro, com reforço dos deputados, prefeitos João Rodrigues (Chapecó) e Topázio Neto (Florianópolis).

A rejeição do nome de Guidi pelo PSD pode ser o motivo que ele precisa para sair do partido e ir para o PL sem risco de perda de mandato.

Presentes ao ato do PSD o único prefeito do PSD da Amesc, Aníbal Brambila, o vice-prefeito de Araranguá Tano Costa (PSD), além do empresário Tonhão Pereira, dono do AM Master Hall.

 

Seis mudanças em Criciúma

Em Criciúma, migram para o PSD além de Arleu da Silveira; Antônio Manoel – Toninho da Imbralit; Geovana Zanette e Márcio Darós da Luz, todos do PSDB.

Os vereadores Luiz Manoel Alexandre Neto e Roseli de Lucca permanecem no PSDB.

Devem migrar para o PL Nícola Martins, que deixa o PSDB, e Obadias Benones da Silva, que deve deixar o Avante.

Nícola, aliás, é o nome preferido de Jessé Lopes (PL) para ser vice de Ricardo Guidi (no PSD ou PL).

 

MDB fica sem vereadores

Em Balneário Gaivota o PSDB, que já tinha 3 vereadores, ganhou reforço na Câmara com a filiação da vereadora Maria Leandro Nunes, a Maria da Saúde, que deixou o MDB. O partido havia saído da coligação. Com esta mudança, o governo conta com as 4 cadeiras do PSDB, 1 do PSD e 1 do PP. Na oposição 2 vereadores do PP e 1 do União Brasil.

Com as eleições se aproximando 2 vereadores estão em posição de governo, mas com partidos na oposição. PP, PSD e União Brasil deverão ser oposição a Kekinha (PSDB) e Jonatã (PL). O MDB também pode seguir o mesmo caminho.

 

Situação de rua preocupa

As entidades de Araranguá fizeram 2 reuniões na Aciva para tratar do problema que tem crescido no município. O número de pedintes, andarilhos e pessoas de situação de rua nunca foi tão alto. Melhor procurar uma solução antes que o radicalismo faça com que medidas extremas sejam tomadas. Em Santa Catarina teve prefeito mandando botar este povo em ônibus e mandando o problema pra longe.