Search

PP destaca participação do PL e apresenta Diretório e Executiva

O Progressistas de Araranguá conseguiu ajustar os ponteiros e fechar acordo para aglutinar as principais lideranças do partido no novo Diretório Municipal. O PP quer deixar pra trás as perdas que teve (pelo menos suplentes de vereador, vereador Jorginho Pereira, Guilherme May…) e focar na construção de uma opção viável para disputar as eleições de 2024.

O primeiro passo foi a manutenção do vereador José Márcio Scarsanella, o Márcio Tubinho, como presidente, com a reorganização do Diretório e escolha da nova Comissão Executiva tudo por consenso.

 

Havia a expectativa de que 2 ex presidentes, Daniel Viriato Afonso ou José Hilson Sasso, pudessem assumir o comando. Viriato sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está afastado, e Sasso tinha convidado o ex prefeito Mariano Mazzuco Neto para ser seu vice. Com o declínio de Mazzuco, Sasso e Tubinho entraram um acordo para formar uma dobradinha para comandar o PP.

A nova Comissão Executiva foi apresentada na tarde de sábado (24) durante a convenção que aconteceu na Câmara de Vereadores e ficou assim constituída:   

  • Presidente: José Márcio Scarsanella – Márcio Tubinho (vereador);
  • Vice-presidente: José Hilson Sasso (ex vereador);
  • 2º vice-presidente: Soraia Lummertz da Silva (ex candidata a vereadora);
  • Secretário geral: Henrique Cruz Mota (ex procurador do município);
  • 2º secretário: Joseph Leonel Rodrigues Pereira – Joe (assessor de Zé Milton);
  • Tesoureiro: Marco Antônio Alborghetti (ex procurador do Samae);
  • 2º tesoureiro Palmira Afonso (suplente de vereadora); 
  • Como vogais estão o ex prefeito Mariano Mazzuco Neto; Dilnei Souza de Almeida (que foi candidato a prefeito em 2012); e Rogério Pessi (pré-candidato a vereador). Como vogais suplentes estão Rosana Bonaldo Rafael de Souza (ex secretária de Finanças do município); Daniel Viriato Afonso (que foi candidato a prefeito em 2020); e Francisco Diello de Souza (gerente executivo da Amesc).  
  • O partido irá ficar com 3 vereadores com a saída de Jorginho, e terá, além de Kelvin Irian Drewke e o presidente Tubinho, e o líder da bancada Douglas Martins Michels. 
  • Como delegados do PP para convenção estão foram escolhidos Mariano Mazzuco Neto e Dilnei Souza de Almeida.

 

Presenças destacadas

O deputado Zé Milton Scheffer acompanhou de perto as convenções acompanhado do vereador e pré-candidato a prefeito de Sombrio José “Eraldo” Peri Soares.

A presidente do PL de Araranguá, Andresa Ribeiro, também passou pela convenção e foi recebida como aliada potencial do PP. Usou a tribuna para falar e disse que se se sente bem com o PP, que enxerga os mesmos ideais no PP e no PL. As lideranças do Progressistas acharam que o discurso foi bem alinhado e aproxima as siglas para as eleições de outubro.

O PL chegou a entabular algumas conversas com o MDB, mas a reação foi estridente, inclusive com possíveis candidatos a vereador ameaçando abandonar a disputa. O próprio PP trata o PL como aliado. “A primeira chamada da convenção está marcada para 16h11 e segunda chamada 16h22”, brincou o vereador Douglas em entrevista à Post TV.

 

O fotógrafo do PP no evento fez questão de mostrar o momento em que Mariano Mazzuco servia água para Andresa, uma mensagem subliminar de que esta seria a chapa dos sonhos do Progresistas para enfrentar o favoritismo de César (MDB) e Tano (PSD).


O fato é que o PP quer ter o partido do governador Jorginho Mello na chapa para enfrentar a máquina poderosa do governo municipal que poderá ter 10 ou 11 vereadores na campanha para 6 de Outubro.

 

O pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade, Alcir Marcos, também marcou presença. Embora, tenha dito que irá para a eleição com José Luiz de Jesus de vice, fez questão de passar pelo evento.

Outra presença que chamou atenção na convenção do Progressistas foi a Karem Suyan (ex chefe de Gabinete do prefeito César Cesa) e seu companheiro Carlinhos Machado (ex presidente do MDB). Karem foi Assessora de Comunicação na gestão de Mariano Mazzuco (2005-2008).

 

Ausências

Ainda em recuperação do problema de saúde, Daniel Viriato Afonso não pode comparecer à convenção, mas está no novo Diretório.

Jorginho Pereira, que em 6 de março deverá deixar o PP e ir para o PSD – aceno que inclusive fez já nas eleições de 2020, não compareceu.