Search

Saldo da Marcha a Brasília; bastidores de Araranguá, Sombrio e Santa Rosa do Sul; e mais

OPORTUNIDADE DE CONVERSAR COM AS LIDERANÇAS EM BRASÍLIA

Se a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios aconteceu em um ambiente pós-pandemia (em 2020 e 2021 nem houve), a edição 25 aconteceu entre os dias 20 e 23 de maio em meio a uma crise ambiental. Os prefeitos, vereadores e lideranças foram a capital federal para debater temas importantes em meio ao desastre que se abateu sobre o Rio Grande do Sul e uma série de fenômenos ambientais em diversos estados como o Espírito Santo.

O tema central desta edição foi “Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida”. Foram tratados temas como a Reforma Tributária, a redistribuição dos royalties de petróleo, a mudança da tabela SUS, os desastres enfrentados pelos municípios do país, entre tantos outros temas.

Diferente da edição 1, em 1998, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) não entedia muito bem o propósito da marcha e recebia os prefeitos de forma dura, houve evolução e há agora uma tratamento digno a todos que vão ao evento para se qualificar.

Da Amesc participaram os prefeitos de Morro Grande Keio Olivo (PP); de Timbé do Sul Betinho Biava (PP); de Balneário do Silva Evandro Scaini (PP); de Jacinto Machado Gaiola Mezzari (MDB); e de Praia Grande Fanica Machado (PP).

 

VEREADORES E SERVIDORES NO DF

De Maracajá foram os vereadores Alex Cichella (Podemos) – presidente da Câmara, Lane Dassoler (MDB), Valmir Carradore (MDB), Rodriguinho da Garajuva (União Brasil) e Edilane Nicoleite (União Brasil). Também acompanharam a comitiva alguns servidores do Legislativo para poder se qualificarem e trazer experiências para implementar em suas atividades.

Os vereadores aproveitaram a participação na XXV Marcha para visitar gabinetes de parlamentares em busca de recursos para seus municípios.

 

PAUTAS EM CONJUNTO NO DF

Os vereadores de Balneário do Silva, os vereadores Elvio Zocche (PP) – presidente da Câmara, Lei do Mar Azul (PSD) e Greyce Copetti (MDB) participaram da Marcha – pela primeira vez pelos novos partidos. Greyce esteve com os emedebistas e Zocche e Lei acompanharam o prefeito Evandro Scaini (PP) também em agenda com parlamentares. Já estava mostrando para Lei do Mar Azul os caminhos que deve percorrer, já que ele deve ser vice em sua chapa de reeleição.

 

UNIÃO BRASIL ANUNCIA APOIO À PRÉ-CANDIDATURA A PERI SOARES

O União Brasil de Sombrio na quinta-feira (23) apoio ao projeto do vereador e pré-candidato a prefeito José Eraldo “Peri” Soares (PP). O partido deixou o governo de Gislaine Cunha (MDB) e sai defendendo mudanças.

O anúncio foi feito por lideranças dos dois partidos. Rudimar Quartieiro ficou no comando após saída do grupo de Teco Silvério, Gean Albino e Jé Raupp se filiarem ao PSD.

O partido aposta em Peri e sua trajetória de 3 mandatos como vereador para trabalhar por um desenvolvimento ainda maior de Sombrio.

Em tese, além do PP e União Brasil, o PSD deverá fazer parte da aliança e indicar o vice de Peri.

 

MARIDO E MULHER PODE?

O pré-candidato a prefeito de Araranguá Alcir Marcos (Solidariedade) tem dois nomes na lista de possíveis pré-candidatos a vice-prefeito em caso de uma chapa pura. Além de Silvio Caldas, ex vice-prefeito de Balneário Arroio do Silva, também figura em sua lista Evelise Maciel.

Curiosamente Evelise é casada com Alcir há mais de 40 anos.

De acordo com o especialista em direito eleitoral Pierre Vanderlinde não há qualquer impedimento para formar chapa com parentes, desde de que em primeira tentativa. Outra hipótese possível é para quem já está em mandato, aí pode disputar até a reeleição.

 

DUAS OU TRÊS CHAPAS?

Em Santa Rosa do Sul tudo se encaminha para três chapas nas eleições municipais. A dupla Almides Roberg da Rosa (PSDB) e Pedrinho D’Ávila (MDB) deve tentar a reeleição com apoio de PDT e Republicanos; o ex-prefeito Nelson Cardoso (PSD) deve ter como vice William Sartor (PP) – genro do ex-prefeito Nelmo Emerim (PP); e uma terceira chapa com Moisés Réus (PL) e Jonas Bitencourt (PL). O caminho do PL deve ser chapa própria ou então apoio à reeleição de Almides/Pedrinho.

 

PAUTAS DO AGRONEGÍCIO

Expectativa para a próxima terça-feira (28), 18h30, para a vinda a Sombrio dos representantes da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O presidente da Comissão deputado estadual Altair Silva PP) e o proponente deputado estadual Oscar Gutz (PL), irão promover uma Audiência Pública para debater o trânsito de máquinas agrícolas em rodovias estaduais e federais.

O encontro será na Câmara de Vereadores de Sombrio com transmissão ao vivo no youtube do Poder Legislativo.

No mesmo dia e horário, no Restaurante Namastê, no Caverá Park, acontece uma reunião do Sindicato Rural de Araranguá, presidido por Rogério Pessi, para uma prestação de contas de sua gestão.