Em 2020 Balneário Gaivota teve 5 candidaturas
O município foi o que mais teve candidatos na Amesc. Kekinha (PSDB), Carlinhos (PP), Ronaldo Coelho (PSC), Marcelo Fontoura (PRTB) e Emerson Lazzaron (Avante).
Para as eleições de 2024 a movimentação política coloca em ação 4 frentes.
A chapa do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB) e do vice-prefeito Jonatã Coelho (PL) deverá se repetir, enquanto o MDB, que fazia parte do governo, pode estar noutra aliança. Mesmo assim a coligação deverá ter PSDB, PL, União Brasil, PSB, Republicanos e PRD. O time governista ainda tenta atrair MDB e PDT.
O PDT, por ora, se aproxima do PP, do ex prefeito Ronaldinho Pereira.
A terceira frente tem como representante o empresário Fábio Albino, o Fabinho da Fabsul, pelo PSD, que tenta apoio do MDB.
O PT, que participou do governo do ex prefeito Ronaldinho, apresentou dois nomes como pré-candidatos a prefeito, o do professor Marcos e do servidor Carlos Alberto.
Já Marcelo Amaral Fontoura, que concorreu em 2020 pelo PRTB, pensou em ir para o PL, depois ficar no PRTB, mas acabou indo para o PL para ser candidato a vereador.
O quadro atual é de 4 nomes, mas não se descarta que, no final, que sejam apenas 2, com PSD, MDB, PDT e PT no mesmo bloco.
Almides x Nelson
Em Santa Rosa do Sul, o ex prefeito Nelson Cardoso (PSD) deve ser candidato novamente com William Sartor (PP), genro do ex prefeito Nelmo Emerim (PP), como vice.
O prefeito Almides Roberg Rosa (PSDB) deve manter a chapa com Pedrinho Dávila (MDB) como vice.
A tendência é que o PL, que apresentou 4 nomes de pré-candidatos a prefeito, fique no time do prefeito Almides.
Mudança de ares
Vitória Lopes, que atuava como chefe de gabinete de Almides da Rosa (PSDB), deixa Santa Rosa do Sul para atuar no time da Secretaria de Administração e Finanças de Passo de Torres, do prefeito Valmir Rodrigues (PP).
Articulação pode dividir MDB
O prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB), a pedido do partido, fez na última semana as exonerações de secretários do PP e do PDT porque estes estarão com Alex Bianchin (PDT).
De outro lado, o vereador Ismael Sant’Ana Oliveira (MDB), atual presidente da Câmara de Vereadores, queria apresentar o nome para ser pré-candidato a prefeito, mas o nome preferencial do MDB é do vereador Márcio Grei.
Houve uma conversa dentro do grupo de aliados de Alex Biachin para que Ismael pudesse ser o nome do vice na chapa com filiação pelo PSD.
“Estou em conversas com PSD, mas nada definido. Momento é de avaliação, com calma, com a família, amigos e apoiadores”, disse Ismael à coluna.
PL quer 11 nomes na Amurel
As deputadas federais Daniela Reinehr (PL) e Júlia Zanatta (PL) e o deputado estadual Estêner Soratto (PL) estiveram no CTG do Tio Preto em Pescaria Brava para um ato de filiações do partido na noite de sexta-feira (2). Reinehr (PL) participou antes, pela manhã, do 20º Campo Agroacelerador da Cooperja, em Jacinto Machado.
Partido Liberal trabalha para ter 11 candidatos a prefeito na Amurel, e durante o evento de Pescaria Brava os 3 pré-candidatos a prefeito – Ita, Edilson de Oliveira e Marciano Firmiano estavam presentes.
Outros pré-candidatos da região também marcaram presença: Claudir Bittencourt (Capivari de Baixo); Francieli Machado (Gravatal); Alemão (Imaruí); Gilberto Heinzen (Imaruí); Michell Peninha (Imbituba) e Preto Crippa (Laguna).
Amesc fora da Fecam
No grupo do prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio de Oliveira (PL), que foi eleito presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), tem apenas uma prefeita do Sul em sua diretoria, a prefeita de Içara Dalvania Cardoso, que está no PP e vai para o PL. A Amesc não tem representantes.
Câmaras retomam atividades

Assim como Araranguá, a Câmara de Vereadores de Sombrio retorna às sessões ordinárias nesta segunda (05/02).
“Temos a objetivo que o ano de 2024 seja positivo e tranquilo e que possamos fazer sempre o nosso melhor na fiscalização, análise e votação dos projetos ao qual visando sempre o melhor para a nossa população Sombriense”, comentou Ademir Cardoso – Dimi (MDB), presidente da casa.
As sessões legislativas ordinárias acontecem todas as segundas-feiras (exceto feriados), a partir das 18h30min, no Plenário Altair Teixeira da Rosa (anexo à Câmara).
Rodízio do PT
O sargento Jorge da Cruz (na reserva do Corpo de Bombeiros Militares), que já foi candidato a deputado estadual pelo PT, atual suplente de vereador de Araranguá assumirá nesta segunda-feira (5) com a licença do vereador Jair Anastácio (PT).
Podemos debate eleições

Na quinta-feira (01/Fev) aconteceu a primeira reunião de trabalho do Podemos de Maracajá, sob a presidência de Paulo Coelho. Participaram da reunião o ex vereador Geraldo Leandro e o presidente da Câmara de Vereadores, Alex Cichella (que está no PSD até a abertura da janela em 6 de março, quando se filia ao PODEMOS), além do suplente de vereador Luiz Carlos “Kako” Rocha (que concorreu pelo extinto PSL em 2020), Cleber Darolt (que atua na Câmara de Vereadores) e o pré-candidato a prefeito pelo Podemos 19, empresário Daniel Mendonça (Daniel Automóveis), que também deixou o PSD.
O Podemos está no campo de oposição a Aníbal Brambila (PSD), que deve disputar a reeleição. Podemos que está montando sua chapa de vereadores (7+3=10 nomes), assim como PSD, União Brasil, PDT, PP, MDB e PL. Além destes 7 partidos, terão dificuldades de montar time 3 outros partidos, o PSDB do ex vice-prefeito Neguinho; o Republicanos do vice-prefeito Volnei Rocha e o PT, do ex vice-prefeito Everaldinho Pereira.
Partido Renovação Democrática (PRD)

Júlio Lopes assume coordenação da região sul do partido PRD/SC e a presidência da executiva de Criciúma. O partido PRD 25 foi fundado da junção de PTB 14 e Patriota 51. Fabio Lopes Silva, o Fabinho, coordena o partido em Santa Catarina. O partido que tem Executiva em Araquari, Joinville e São Francisco do Sul, e articula a formação em Araranguá e Balneário Gaivota.
O partido em nível nacional é presidido pelo paulista Ovasco Roma Altimari Resende, que presidia o Patriota, antes era do PRP.
Salum no governo
Conforme noticiou o portal SC em Pauta, o comunicador Roberto Salum será o novo diretor de Relações e Defesa do Consumidor do Procon. Salum foi candidato a deputado federal pelo PSB e PP, deputado estadual pelo PSD e candidato a senador pelo PMN. Agora no PL, Salum assume nesta segunda-feira (5).






