Search

Governador deve nomear 11 diretores das 40 escolas estaduais

Balanço das eleições para direção de escolas da Rede Estadual de Educação

Das 40 escolas (EEF e EEB), 29 conseguiram o quórum mínimo para validar o resultado das urnas; enquanto 9 não conseguiram quórum de pais para garantir o resultado das eleições; e outras 2 – EEB Eremeta Souza (Morro dos Conventos – Araranguá) e EEB Abel Esteves de Aguiar (Praia Grande) sequer tiveram Plano de Gestão Escolar (PGE) apresentados. Nestas 2 escolas, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) já fez sondagem para que professores apresentem PGE para serem indicados pelo governo.

Até dia 11/12 serão homologados os resultados das urnas. Depois que a lista de indicações estiver fechada, com os 11 nomes apresentados para as vagas, estes chegam por ofício à mesa do secretário de Educação Alcides Cimadon e do governador Jorginho Mello.

 

As 9 escolas que não conseguiram quórum são as seguintes:

  • ARARANGUÁ (04) – EEB Araranguá; EEB Castro Alves; EEB Prof. Neuza Ostetto Cardoso; e EEB Prof. Julieta Aguiar Bertoncini;
  • SOMBRIO (02) – EEB Catulo da Paixão Cearense; EEB Macário Borba;
  • BALNEÁRIO ARROIO DO SILVA (01) – EEB Apolônio Ireno Cardoso;
  • PASSO DE TORRES (01) – EEB Ildo Meneghetti;

 

Tem que ler nas entrelinhas

Embora o coordenador regional de Educação Luiz Carlos Pessi, durante entrevista à Post TV na manhã desta quarta-feira (6), tenha despistado ao máximo para evitar antecipar nomes dos 11 indicados para as escolas que não atingiram o quórum, com base na própria entrevista, é possível chegar a algumas apostas.

O nome que for indicado tem que ser técnico, servidor de carreira. Em praticamente todas escolas existem profissionais com este perfil, mas, como a questão política irá ter peso nas indicações, o governo deverá indicar nomes com proximidade, com alinhamento político. E em alguns casos, indicações para atender deputados do PL ou aliados do governador Jorginho Mello.

  • Na EEB Araranguá, a tendência é que seja chamada a segunda colocada, Ivanir Aparecida Baldin Pelissaro, que tem maior proximidade com o PL. O primeiro colocado, Laudemir de Campos (Lau) e assessor do atual diretor Luiz Fernando Martins, com histórico de ligação com o PT, e Karen Ragnini Scherer é presidente do PSol.

  • Na EEB Castro Alves, a tendência é também que haja a indicação da segunda colocada na votação. Silvania Maria Custódio Roque tem a simpatia de algumas lideranças do PL. Para o primeiro colocado, Daniel Alves Bronstrup, deve pesar o fato de ter sido candidato a vereador pelo PT e pelo PDT, embora esteja de namoro com o União Brasil.

  • A EEB Macário Borba é dirigida pelo ex prefeito Jusa Tiscoski. Apesar de não ter atingido o quórum deverá ser indicado pelo deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP) para seguir no cargo.

 

Outras notas

A EEB Maria Garcia Pessi (Cidade Alta – Araranguá) é maior escola do vale com 1600 alunos (ensino fundamental e médio) e conseguiu levar 630 pais a nova no Plano da diretora Helenice de Fáveri;

A EEB Castro Alves possui 791 alunos (ensino fundamental);

A EEB de Araranguá perdeu força e concentra apenas 587 alunos (ensino médio).