Search

Ex prefeito do PT pode voltar; destaques nas Câmaras e Alesc; e as movimentações políticas

JACINTO MACHADO – Start para 2024 com três nomes na disputa

A executiva do Partido dos Trabalhadores de Jacinto Machado decidiu na reunião de 28/11 participar das eleições municipais de 2024 e indicou para a disputa majoritária o ex-prefeito Antônio João de Fáveri e como vice Ziza (funcionária aposentada da CEF). Isso se não tiver coligação. O partido começa a montar a chapa de vereadores. A ideia é defender as ações do Governo Lula e as bandeiras do partido.

“A região foi tomada pela extrema-direita e a gente acabou se acomodando. Penso que chegou a hora de fazer alguma coisa”, disse Antônio de Fáveri, que foi prefeito de 2009 a 2012 e 2013 a 2016. Antes havia sido vice de Mário Recco (MDB) de 2001 a 2004.

O ex-prefeito passa pelo cardiologista para saber se a saúde está em dia para poder se candidato.

O fato é Jacinto Machado já tem três pré-candidatos  a prefeito: Sander Just (MDB), Altair “Doril” Marcolino (PL) e agora De Fáveri. O segundo maior partido, o PP, que poderia ser vice do MDB pode repensar sua posição. Certo mesmo é que PT e PL estarão de lados opostos, mas a possibilidade de uma chapa de consenso vai ficando distante.

 

BALNEÁRIO GAIVOTA – Tucanos na presidência

O vereador Felipe Santos (PSDB) foi eleito presidente do Poder Legislativo de Balneário Gaivota depois da renúncia do atual presidente Paulo Roberto da Silva (PP). A vitória foi por 5 x 4, ou seja, e com isso a base do prefeito Kekinha dos Santos (PSDB) se manteve no comando da Câmara para o último ano de gestão no ano da disputa da reeleição. A sessão foi comandada pela vice presidente Maria Leandro Nunes (MDB). Felipe dirige as 2 últimas sessões em 2023 e o ano de 2024. Antes de Paulinho foi Fernando do Tide (ex PSL e hoje União Brasil) – oposição – quem comandava a Casa.

Expectativa para 2024 é pela eleição de vereadores que passa de 9 para 11 vereadores.

 

BALNEÁRIO GAIVOTA – Sede própria da PM

Na sexta-feira (8), às 11 horas, sem a presença do governador Jorginho Mello (PL), será entregue o Grupamento de Polícia Militar, às margens da SC-449 (Rodovia José Tiscoski), em Balneário Gaivota. Deve vir o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, evento com a presença do prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB) e vice-prefeito Jonatã Coelho (PL).

Balneário Gaivota irá apresentar reivindicação aumento de efetivo policial já para a Operação Veraneio. O município investiu no serviço de videomonitoramento com 12 câmeras.

 

BALNEÁRIO GAIVOTA – Confraternização do PL

Domingo (3/12) a coordenação regional do Partido Liberal – com André Fernandes, e a executiva de Sombrio, com o vereador Rafael Enfermeiro, promoveram encontro festivo de final de ano. Presença de presidentes e executivas municipais do PL da região. O time Bolsonaro e Jorginho Mello reforçou o foco nas pautas da direita. O PL tinha apenas o prefeito e o vice de Meleiro, e agora conta com prefeito Paulinho Della Vechia, de Ermo, e com o vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho.

O encontro contou ainda com a prefeita de Sombrio Gislaine Cunha (MDB), aliada do partido e do governador, ex vice-prefeito Jair Pingo (PL), coordenadora do PL Mulher Leidy Serrão, vereadora Morgana Figueiredo, de Meleiro, e o assessor da deputada federal Júlia Zanatta, Robson Pizzolo, pré-candidato a prefeito de Timbé do Sul.

O evento contou ainda com a filiação do Policial Civil, Tiago Lemos, e da suplente de vereadora Terezinha Boteon – Tê da Chimavel, que deixou o PP.

Rafael Enfermeiro confirmou apoio incondicional da sigla ao projeto de reeleição da prefeita Gislaine em Sombrio, mas, deixou o nome à disposição do PL para a vaga de vice.

 

MARACAJÁ – PP e seus convidados

No evento do Progressistas de Maracajá, no sítio de Antenor “Tata” Rocha (PP), que aconteceu sábado (02), presença do ex prefeito Arlindo Rocha (PT), vereadores eleitos pela coligação vencedora na última eleição,  Matias José Matias (PDT), Rodrigo da Garajuva (PDT), Alex Cichela (PSD), Edilane Nicoleite (União Brasil) e Valmir Manoel “Pita” Martins. Além deles, também foram ouvir o PP o presidente do MDB Roldinei Dassoler, o secretário do MDB Gelson, presidente do PT, Everaldinho Pereira, e  o diretor de esportes e suplente de vereador Weliton, e ainda o vice prefeito Volnei Rocha (Republicanos).

No evento do  PP o ex vereador do MDB Alaênio de Oliveira se filiou ao partido, O ex vereador por 4 mandatos Mazo, que havia saído e também retornou ao partido.

Dias depois, na sessão da Câmara de Vereadores, apenas a vereadora do União Brasil votou com o prefeito Aníbal Brambila (PSD). Até o ex presidente Antônio Rocha (PSDB) tem votado contra os projetos do executivo. Na última sessão foram rejeitados 2 vetos, 2 projetos e 1 pedido de tramitação em regime urgência rejeitado. Brambila segue isolado na Câmara.

 

ARARANGUÁ – Calçadão Gercino Pasquali

O novo Calçadão de Araranguá será reinaugurado sábado (9) com homenagem ao prefeito Gercino Pasquali, conforme projeto de lei de autoria do vereador Luiz da Farmácia (PL) aprovado durante a sessão de segunda, 04, na Câmara Municipal.

O ex-prefeito Gercino Pasquali faleceu em agosto de 2022 aos 92 anos de idade.

O novo Calçadão irá compreender a Av. Getúlio Vargas até Av. Rui Barbosa e terá uma placa indicativa com o nome do homenageado. Gercino era tio do prefeito César Cesa (MDB) e também natural de Timbé do Sul assim como o atual prefeito. Gercino foi um empreendedor de sucesso, com auge na rede de Lojas Coelpa – Comercial Elétrica Pasquali.

Foi prefeito de Araranguá de 1970 a 1973. Abriu a Av. Sete de Setembro, implantou o abastecimento de água, e início das obras da sede da Prefeitura.

 

TIMBÉ DO SUL – Cidadão Zé Milton

O sombriense deputado estadual José Milton Scheffer (PP) é Cidadão Honorário de Timbé do Sul, distinção concedida pelos vereadores em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento, para o qual ajudou a viabilizar mais de R$ 24 milhões em recursos para impulsionaram o município. Destaque para atuação na retomada das obras de pavimentação da Serra da Rocinha e na verba de R$ 4 milhões para drenagem e pavimentação da estrada entre Timbé do Sul e Morro Grande. Além disso, o deputado ajudou na aquisição de um britador e um gerador para a Usina de Asfalto que atende Ermo, Turvo, Jacinto Machado e Timbé do Sul.

 

FLORIANÓPOLIS – Cidadania para reitora da Unesc

A reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu na noite de segunda-feira (4) o título de cidadã catarinense durante sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, proposta pelo deputado estadual Júlio Garcia (PSD). Na sessão estavam o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD); presidente da Acic, Valcir Zanette;

presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Salésio Lima (PSD); prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), e o governador Jorginho Mello (PL).

Ceretta é natural de Faxinal do Soturno/RS, cidade de 7 mil habitantes distante 260 km de Porto Alegre/RS, mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É Conselheira Titular no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e presidente da Acafe.

Justa e merecida homenagem pela atuação destacada da reitora em Criciúma e no estado.