Search

Calçadão de Araranguá receberá nome de ex-prefeito, Gercino Pasquali

O novo Calçadão de Araranguá que deverá ser inaugurado no próximo final de semana já tem nome escolhido. É que um projeto de lei de autoria do vereador, Luiz da Farmácia, foi aprovado durante a sessão de segunda, 04, na Câmara Municipal, para que o espaço seja batizado de “CALÇADÃO PREFEITO GERCINO PASQUALI”.

 

 

A proposta prevê que o ex-prefeito, Gercino Pasquali – falecido em agosto de 2022 aos 92 anos de idade, seja o nome do conhecido “Calçadão” situado na área central da Av. Getúlio Vargas, trecho compreendido entre a Av. Rui Barbosa e a Av. XV de Novembro.

 

 

Para o autor do projeto, esta homenagem revela a importância do líder político para a história do município.

 

 

“O prefeito Gercino era um visionário, pensava além do tempo, tinha como qualidade ser sincero. Sempre simpático e sorridente por onde passada, e de conduta ilibada. Contribuiu com o município que hoje temos e é com alegria que presto esta homenagem”, argumentou o autor.

 

 

O Neto do ex-prefeito, Henrique Pasquali, fez a leitura do histórico do avô no plenário. A votação foi prestigiada por familiares que receberam uma placa indicativa que deverá ser fixada no local.

 

 

Acompanhe na íntegra o histórico do ex-prefeito:

 

“Gercino Pasquali, nascido em 03 de maio de 1930 na localidade de Timbé do Sul, em Santa Catarina, era o mais velho entre os cinco filhos de Júlio Pasquali e Dorvalina Brocca Pasquali, o pai ferreiro e a mãe professora. Casou-se em 1950 com Genny Burigo Pasquali, e em 1952 escolheram Araranguá para ser sua cidade, tendo sua casa sempre localizada no Bairro Cidade Alta. Com o tempo, trouxe também para Araranguá todos os seus irmãos, e por fim os pais. Gercino e Genny tiveram três filhos, Maria Odete, Julio Henrique e Mary, que lhes deram seis netos e sete bisnetos. Era católico como os pais, devoto de Santo Antônio, e membro da paróquia de São Cristóvão. Trabalhando desde jovem com o pai em sua ferraria, não enxergava oportunidades na situação em que vivia. Por conta disso, deixou a casa dos pais aos 15 anos (na caçamba de um caminhão de cachaça, como gostava de contar) para trabalhar e estudar, tendo morado em Bom Jesus, Porto Alegre e Criciúma. Nunca conseguiu fazer o ensino médio, mas autodidata que foi, aprendeu sobre eletricidade em geral e auto elétrica em particular. Ainda jovem, mas já tendo tido a experiência de trabalhar em Porto Alegre e depois em Araranguá com elétrica de automóveis, Gercino passou a empreender, inicialmente com uma oficina de eletricidade. Durante sua vida, foi proprietário de diversos negócios nos setores industrial, comercial e agropecuário, mas foi certamente como proprietário da rede de Lojas COELPA (Comercial Elétrica Pasquali), que iniciou com materiais elétricos em Araranguá e posteriormente estendeu sua atuação para outros setores e cidades da região, que ele foi mais conhecido. Também era um apaixonado pelo radioamadorismo, que fez parte de sua vida mesmo século XXI adentro, e que lhe trouxe muitas amizades e lembranças, como da ajuda que davam na comunicação de emergência com órgãos de saúde distantes para remoção de enfermos, ou em calamidades como a enchente de 1974. Foi prefeito do Município de Araranguá no período de 1970 a 1973. Foi em seu governo que foi aberta a Av. Sete de Setembro, foi implantado o abastecimento de água no município (incluindo o Arroio do Silva), o atendimento aos aposentados na cidade (através do antigo INPS), e foram iniciadas as obras da atual sede da Prefeitura Municipal, além da criação do hino e da bandeira do município, entre outras realizações. Gercino teve a chance de viajar o mundo e com isso conhecer novos lugares e culturas, mas nunca deixou Araranguá – cidade que adorava, e que elogiava em todas as oportunidades.”