Search

Novos diretores eleitos em 10 escolas estaduais de Araranguá

O governo do Estado de Santa Catarina recuou no edital de escolha dos diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino e liberou a eleição em 2 dias, o que melhorou as chances dos proponentes de Planos de Gestão Escolar (PGE).

A votação para escolha dos PGEs aconteceu nos dias 3 (domingo) e 4 (segunda-feira), exceto nas Escolas Indígenas, de Assentamento, Quilombolas e no Instituto Estadual de Educação (IEE). No primeiro dia, a votação aconteceu entre 8h e 17h. Já no segundo dia, o período foi e as votações aconteceram entre 7h e 20h.

Puderam votar alunos devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação Profissional; profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Assistente Técnico-Pedagógico e Assistente de Educação); apenas 1 responsável legal por família dos alunos devidamente matriculados na unidade escolar.

O Plano de Gestão Escolar (PGE) apresentado pelos candidatos a diretor aponta os objetivos e ações dos próximos anos das escolas estaduais na gestão de 2024 até 2027.

 

Como foi a votação?

Após dois de dias (chuvosos) de votação as escolas de Araranguá tiveram seus candidatos avaliados pela comunidade escolar e um razoável comparecimento.

Das escolas que apresentaram Plano de Gestão Escolar (PGE) para a disputa apenas em quatro delas não conquistaram quórum para atender o edital, ou seja, 50% + 1 voto nas três categorias de servidores, alunos e pais/responsáveis pelos alunos: EEB Castro Alves (Centro); EEB Araranguá (Centro); EEB Julieta Aguiar Bertoncini (Mato Alto); e Neusa Ostetto Cardoso (Polícia Rodoviária).

Apuração na EEB de Araranguá

 

Quórum em 10 escolas

  • EEB Profª. Maria Garcia Pessi – Cidade Alta – Helenice Paganini de Fáveri (eleita)
  • EEB Profª. Dolvina Leite de Medeiros – Urussanguinha – Joyce Jerônimo Rochadel (eleita)
  • EEB Bernardino Sena Campos – Coloninha – Juliana Brocca Presa (eleita)
  • EEB Profª. Isabel Flores Hubbe – Alto Feliz – Bruna da Cunha Gomes Rodrigues (eleita)
  • EEB Profª. Otília da Silva Berti – Barranca – Gisele Rocha Cardoso (eleita)
  • EEB Operária – Operária – Telmo Tuon Albino (eleito) venceu Inês Biz.
  • EEB Jordão Bernardo da Rosa – Sanga da Areia – Sandra Terezinha Marques Borges (eleita)
  • EEF Patrulheiro Jucemar Paes – Polícia Rodoviária – Roseli Monteiro dos Santos (eleita) venceu Simone Casagrande.
  • EEF Profª. Mota Pires – Sanga da Toca – Alexandra Schutz Pereira (eleita)
  • EEF Padre Antônio Luiz Dias – Morro dos Conventos – Viviane Martins Vieira (eleita)

Quase 60% de comparecimento

Na EEB Castro Alves a votação deu a vitória de 359 para o professor Daniel Alves Bronstrup contra 345 da professora Silvania Maria Custódio Roque, uma diferença de apenas 14 votos.

Entre os pais Daniel conquistou 164 votos contra 119 de Silvania; entre os servidores/professores Silvania fez 50 votos contra 24 de Daniel; e Silvania conquistou 176 contra 171 de Daniel entre os alunos.

Entre os servidores/professores estavam aptos a votar 83 e compareceram 75, ou seja, 90,36%; entre os estudantes estavam aptos a votar 420, e compareceram 351, ou seja, 83,57%; entre pais/responsáveis legais alunos, estavam aptos 672, e compareceram 283, o que representa 42,11% dos votos – faltam 54 votos para ter quórum total.

No entanto, o vencedor do Plano de Gestão Escolar (PGE), Daniel Alves Bronstrup, poderá questionar o edital já que a comunidade escolar teve grande comparecimento. Estavam aptos a votar 1.185 pessoas (93+420+672), das quais compareceram 709 (75+351+283), ou seja, entre os eleitores aptos a votar 59,8% compareceram, número maior do que o edital havia estimulado. Objetivo de quórum total acima de 50% foi atingido, mas faltam pais para ratificar a votação.

 

Apenas 48% de comparecimento

Apuração da EEB Araranguá com 3 concorrentes

Na EEB de Araranguá três PGE de professores estavam em disputa, apresentados por Laudemir de Campos (Lau), Ivanir Aparecida Baldin Pelissaro e Karen Ragnini Scherer.

Entre os servidores Lau fez 30 votos contra 26 de Ivanir e 7 de Karen. Entre os alunos Lau 187, Ivanir 92 e Karen 80. Entre os pais/responsáveis Lau fez 59, Ivanir 18 e Karen 16.

Haviam 1069 (67+587+415) votos em disputa. Destes foram efetivados 515 (63+359+93), o que equivale a 48,17% dos votos aptos a votar.

Laudemir conquistou 276 votos, contra 136 de Ivanir e 103 de Karen. Assim como na EEB Castro Alves, venceu Lau a votação, mas a EEB de Araranguá não atingiu o quórum para validar a eleição.

 

Sem PGE inscrito

A EEB Eremeta de Souza, no Distrito de Hercílio Luz, deverá ter o diretor indicado pelo Governo do Estado porque não teve proponente inscrito.