Search

TJ e Amesc falam sobre Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Contra Mulheres

O 1º Encontro Regional de Debate sobre Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Contra Mulheres da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) foi realizado pela associação em parceria com o Tribunal de Justiça na última quinta-feira (16). 

O encontro ocorreu na na sede da AMESC e debateu quatro módulos. O primeiro tema a ser discutido foi sobre a contextualização da violência contra a mulher no Brasil, com a desembargadora aposentada, coordenadora honorária da CEVID (Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), juíza Salete Sommariva. 

Como módulo 2 ocorreu a apresentação do Projeto Modelo de Implantação na Comarca de Araranguá de Grupos Reflexivos para homens autores de violência doméstica e/ou familiar contra mulher, com a juíza de direito Thania Mara Luz, da 1ª Vara Criminal da comarca de Araranguá. 

A secretária da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e familiar do TJSC (CEVID/TJSC), Michelle de Souza Gomes Hugill, comandou o módulo 3 sobre origem, objetivo do grupo reflexivo e previsão legislativa.  

A importância de se trabalhar com os homens autores de violência doméstica foi o módulo 4 com a psicóloga e psicanalista Ana Carolina Maurício. A  psicóloga, Camila Maffioleti Cavaler,  trabalhou os caminhos viáveis para a implementação dos grupos reflexivos; resultados alcançados após a estruturação dos grupos reflexivos; perfil e profissão dos facilitadores, temas dos encontros; números de participantes e duração das turmas. 

A assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, agradeceu a todas as palestrantes que se propuseram a participar, bem como os entes do sistema que participaram da reunião.