Coluna publicada na edição do Jornal Enfoque Popular de 17/11/23
PP deve eleger Sasso e Mazzuco para comandar a sigla
O Progressistas de Santa Catarina está dividido em duas correntes. Uma que defende que haja eleições agora para escolha da nova Executiva e do Diretório, outra defende que o mandato-tampão de Leodegar Tiscoski se estenda até março de 2024. Ainda não há definição.
Enquanto isso, em vários municípios o PP já está refazendo seus Diretórios e escolhendo suas executivas.
Em Araranguá, o nome de José Hilson Sasso (várias vezes presidente) é favorito para voltar ao comando do Progressistas. O ex prefeito de três mandatos Mariano Mazzuco Neto colocou o nome à disposição para ser vice de Sasso para ajudar na recomposição do partido, que deverá perder dois vereadores na abertura da janela para troca de partidos em março de 2024.
Jorginho Pereira e Diran Drewcke deverão deixar o ninho progressista e se filiar para concorrer pelo PSD. A tendência é que fiquem Douglas Michels – que concorre à reeleição, e Márcio Tubinho, que poderá ser o nome para uma composição com o Partido Liberal.
PL Mulher
A vice-governadora Marilisa Boehm (PL) participou do evento organizado pelo PL Mulher de Tubarão no feriado de 15 de Novembro no Clube de Campo. O encontro foi presidido pela nova coordenadora regional do PL Mulher da Amurel, Graziele de Souza Soratto, esposa do chefe da Casa Civil e deputado estadual Estener Soratto.
Nomes do governo estadual como a secretária-geral de Governo, Danieli Pinheiro Porporatti, do secretário adjunto da Infraestrutura, Ricardo Grando, e o diretor da Celesc, Elói Hoffelder, prestigiaram o evento, que aconteceu quase uma semana de
O evento aconteceu depois do evento que aconteceu em Criciúma com as deputadas federal Júlia Zanatta e estadual Ana Campagnolo.
As mulheres da região da Amesc também participaram do evento da Amurel já que o evento programado para Araranguá foi cancelado. Júlia Zanatta acabou ficando de fora porque cumpre agenda nos Estados Unidos com um grupo de parlamentares bolsonaristas.
O tema central do evento foi a importância da participação da mulher na política.
“Podemos tomar Santa Catarina como exemplo, onde o partido é liderado por mulheres. Este evento reforça a importância da nossa escolha: estarmos envolvidas na política, seja como candidatas, organizadoras ou apoiadoras nas eleições. Nosso papel é fundamental”, afirmou Graziele.
O secretário da Casa Civil e presidente do PL de Tubarão, deputado Estêner Soratto, também participou do evento e reforçou a importância da candidatura feminina para a representação nos órgãos públicos.
Em 2022 o PL eleger Ana Campagnolo como a mais votada entre os 40 deputados e mais 2 deputadas federais, Júlia Zanatta e Daniela Reineher, e a vice-governadora Marilisa Boehm.
A meta do PL é ampliar de tamanho, nas eleições de 2024, eleger vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas.
Nano vereador
O suplente de vereador Nano Freitas (PP) assumiu por 30 dias em lugar do titular Dion Elias. Nano, ex presidente do PP de Sombrio, já assumiu mandato por 16 meses na legislatura anterior, quando a coligação do MDB foi cassada por não atender a política de cotas para mulheres.
ATUALIZADO: Até o momento 8 suplentes de vereador do Progressistas de Sombrio assumiram interinamente na Câmara de Vereadores. Esta política de rodízio deve produzir resultados nas próximas eleições. O partido presidido por Cristian Rosa deverá disputar as eleições com Peri Soares de candidato a prefeito.
Republicanos com 10 municípios em formação
Sob a presidência do ex governador Carlos Moisés, o Republicanos está se preparando para as eleições de 2024. O partido está encaminhado em pelo menos 10 municípios da Amesc: Araranguá, Maracajá e Balneário Arroio do Silva – na comarca de Araranguá; Ermo e Turvo – na comarca de Turvo; Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Praia Grande, no Vale do Mampituba.
A mais recente formação é de Praia Grande, que será comandada pelo ex prefeito de Praia Grande e ex presidente da Santur, Henrique Maciel, que estava sem filiação desde 2019, quando a pedido de Moisés deixou o PSDB e se filiou ao PSL.
Por ora, não há movimentação em 5 municípios da Amesc: Timbé do Sul, Morro Grande, Jacinto Machado, Meleiro e Passo de Torres.
Nominata de vereadores em Araranguá
Marco Antônio Mota, do gabinete do deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos), está com a missão de fomentar o partido na Amesc. Em Araranguá o partido já tem definição de apoiar a reeleição de César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD).
No Programa Voz do Sul de terça-feira (13), Motinha apesentou uma lista de pré-candidatos a vereador. Os nomes que foram sondados até aqui são os seguintes:
- Adércio Velter (ex diretor do Presídio Regional de Araranguá); Gilliard Luzinda (Casa Lar) – que já foi candidato a vereador; Tadeuzinho Pereira – que já foi candidato a vereador (segmento evangélico); Sodré de Abreu (advogado e que atua na Secretaria de Saúde); Roberto Rebello (presidente da UAMA); Dejair (Deja da SD Motos); Rafael Michels (advogado e servidor da Prefeitura); Juliandro Jacques (ex presidente do PTB); Filipe Matos de Souza (personal trainer); José Carlos dos Santos (Carlos da Funerária). O time feminino tem os nomes Helena Colodel (servidora de Araranguá); Ana Ramos (bem estar animal); Adriana Mota (Igreja Universal); Josi; Janete e Rutiele. O partido ainda deverá ser reforçado em março de 2024 pelo vereador Luiz da Farmácia (PL).
Rodovia dos Imigrantes
As comunidades de Morro do Ermo e Vista Alegre receberam oficialmente a obra de pavimentação da Rodovia dos Imigrantes. Na manhã de quarta-feira (15/11) foi inaugurada a obra que liga as comunidades de Morro do Ermo a Vista Alegre. O prefeito Paulinho (PL) recebeu lideranças do PL. André Fernandes, Assessor da Casa Civil, representou Jorginho Mello (PL).
Prefeito faz recurso
Imagine o que está passando pela cabeça do prefeito afastado de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Jr (PSB), depois da sessão extraordinária de terça-feira (14), marcada justamente para julgar a cassação de seu mandato. Rosevaldo foi cassado pela Câmara de Vereadores há pouco mais de 13 meses de seu segundo mandato. O motivo é a falta de resposta a requerimentos dos vereadores. Médico, Rosenvaldo, que nasceu em 03/05/1974, iria completar 50 anos na reta final de seu mandato. A defesa do prefeito afastado irá recorrer da decisão tomada pela Câmara de Vereadores. Fala em decisões sem provas, e interesses particulares sobre a democracia.
ATUALIZADO: O prefeito conseguiu na justiça o direito de voltar ao cargo.
MDB comanda o Fórum
O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) irá ser o sucessor da colega deputada Carol de Toni (PL) no comando da Fórum Parlamentar Catarinense, por onde passaram Rogério Peninha Mendonça (MDB), Daniel de Freitas (PL), Angela Amin (PP), Carmem Zanotto (Cidadania).