Search

Deputada Geovania de Sá participa de reunião com Alckmin e Jorginho Mello sobre as cheias

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) participou de uma audiência nesta quarta-feira, dia 18, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o governador do estado, Jorginho Mello, para discutir a situação das cheias em Santa Catarina. O governador e o Secretário da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Armando Schroeder Reis, apresentaram um relatório com os prejuízos estimados para o restabelecimento no valor de R$ 75 milhões de reais e para a reconstrução deverão ser investidos R$ 100 milhões de reais. Entre as obras de contenção de cheias, estão construções de barragens e o projeto de prevenção de desastres na bacia do Itajaí.

 

 

O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, também fez uma explanação das respostas que o Governo Federal concedeu à Santa Catarina.

 

 

A deputada federal Geovania de Sá relatou sobre as obras de contenção realizadas no município de Criciúma, que evitaram a ocorrência de cheias na região. Ela enfatizou a importância dessas obras de contenção para todo o estado de Santa Catarina.

 

 

Além disso, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha confirmaram que estarão em Santa Catarina neste sábado (21) para discutir mais ações e soluções para a situação das cheias no estado.

 

 

Incentivo à compra do leite

 

Ainda na reunião, os deputados receberam a notícia positiva que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou hoje um decreto de incentivo à compra do leite nacional.

 

 

Os laticínios somente serão beneficiados pelo programa Mais Leite Saudável se adquirirem leite nacional. Quem importar o produto de países do Mercosul perderá o benefício. No decreto, prevê a utilização do crédito de PIS e COFINS, permitindo que as empresas leiteiras recuperem 50% do imposto que incide sobre a venda do leite in natura, que é de 9,25%. O programa também determina que 5% desses recursos devem ser destinados pelas empresas a projetos que ajudem os produtores a melhorar a qualidade do produto.