Search

Servidão na Urussanguinha passa a se chamar Hermínia Coelho Abatti em homenagem a conhecida e saudosa moradora

A sessão do último dia 04 foi tomada por emoção na Câmara de Vereadores de Araranguá com a aprovação de projeto de lei de autoria do vereador, Neno Fontoura, para denominar SERVIDÃO HERMÍNIA COELHO ABATTI, a Servidão existente na Avenida Cel. João Fernandes, no bairro Urussanguinha.

 

Os familiares de Hermínia que faleceu em 2016 prestigiaram o ato e a neta, Cristiane Abatti recebeu a placa com o nome da passagem ao imóvel que ainda é de propriedade da família. Entre os filhos de Hermínia, estava prestigiando a votação, o professor e colunista social, Lupércio Abatti, que é uma personalidade conhecida na cidade.

 

 

Para o vereador, Neno, a homenagem foi merecida e importante.

 

“Esta é uma homenagem a esta pessoa tão especial que muito fez por sua família, bem como para a comunidade é que solicitamos que seja registrado seu nome Hermínia Coelho Abatti, na Servidão onde hoje residem muitos de seus familiares”’, defendeu em plenário.

 

Acompanhe a justificativa com o histórico apresentado pelo vereador, Neno:

 

“Hermínia Coelho Abatti nasceu em 26/05/1937 na cidade de Araranguá/sc, filha de Francisco Bernadino Coelho e Rosalina Fernandes Coelho. Viveu sua infância e adolescência junto a seus pais e irmão em uma casinha simples, localizada no bairro Caverá. Seu primeiro trabalho foi em uma trabalho de balas, porém Hermínia nunca deixou de estudar, sendo que anos depois formou-se no curso de costureira onde passou a exercer a profissão na sua residência. Aos 16 anos casou-se com Pedro Abatti, funcionário do DNR e morador de Araranguá/sc, onde passaram a residir na Avenida Coronel Joaõ Fernandes, 813, Urussanguinha, Araranguá S/C. Desta união tiveram cinco filhos: Laercio Coelho Abatti, Doraci Abatti Martins, Laerte Coelho Abatti, Luciano Coelho Abatti e Lupercio Coelho Abatti. Atualmente a árvore genealógica de Hermínia esta composta de 05 filhos, 10 netos e 06 bisnetos. Dona Hermínia, como era conhecida, foi uma das primeiras participantes do CIART (terceira idade), onde teve a honra de ser eleita em alguns anos como primeira princesa e rainha da terceira idade. Participou do primeiro baile de debutantes para a terceira idade, bem como dos jogos interativos anuais, entre outras atividades realizadas. Sempre muito prestativa, gostava de ajudar na organização, ensaio das danças e apresentações realizadas pelo grupo da terceira idade. Participava ativamente nas conferências municipais dos idosos, conferencias da saúde, entre outros, sempre contribuindo com seu conhecimento. Para a família, a vó Hermínia era uma pessoa única, de coração grandioso. Vivia rodeada de seus filhos, netos, bisnetos, genro, noras s demais familiares. Sua casa sempre estava com as portas abertas para receber quem ali chegasse. Sempre com uma boa conversa, um abraço carinhoso e um cafezinho com rosquinha de polvilho feito na hora. Em 04/10/2016, aos 79 anos, Hermínia faleceu em decorrência de uma doença degenerativa. Atualmente seus filhos, netos e bisnetos residem no mesmo terreno onde a família teve início”.