Search

Ermo se despede do segundo prefeito da história

O PSDB perdeu na manhã deste sábado (7/10) uma das lideranças mais expressivas, com o falecimento do ex prefeito Marcos Leone de Oliveira, o Marquinhos, que disputou as eleições de 2020 com o ex vereador Luciano Domingos, o Canário (PDT), como seu vice.

A causa da morte pode ter sido um infarto e o atendimento foi do Samu 192. Marquinhos morava atualmente no centro, próximo a Prefeitura.

 

Marquinhos foi vereador antes de ser eleito prefeito por 2 mandatos seguidos, em 2004 e 2008, quando dissidentes do PSD formaram o Democratas.

Depois disso, em 2012, Marquinhos apoiou a eleição do vereador Aldoir Cadorin, o Zica (PSD), eleito seu sucessor.

Como a política dá voltas, Marquinhos foi para o PSDB e se tornou adversário de Zica em 2016. Com apoio do MDB e do PP, e como vice Donato Della Vechia (MDB) – que veio a falecer em 2020, Zica acabou se reelegendo e derrotando Marquinhos.

Em 2020 Marquinhos disputou a eleição pela quarta vez, mas foi derrotado pelo candidato indicado por Zica Cadorin, o atual prefeito Paulinho Della Vechia (MDB), filho do ex vice Donato Della Vechia.

Em 2018, Marquinhos também disputou a presidência da Cersul, quando ficou em terceiro lugar atrás de Jonnei Zanette e Selvino Londero. Em 2022, cotado para a disputa, o ex-prefeito Marquinhos decidiu apoiar a eleição de Andrei Magagnin, eleito presidente da Cooperativa.

O prefeito Paulinho Della Vechia, que trocou o MDB pelo PL, disputa a reeleição. O nome de Marquinhos era cotado para disputa da quinta tentativa a Prefeitura de Ermo.

 

Ermo de luto

Depois Altamiro Schmidt (MDB), Oliveira foi o segundo prefeito de Ermo nestes 30 anos de emancipação.

Paulinho, quarto prefeito da história, decretou luto oficial de três dias pela morte do ex prefeito Marcos Leone de Oliveira, aos 64 anos, e que deixa três filhos.

 

Nota de pesar

Aliada de Marquinhos, parceira nas duas disputas, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) emitiu uma nota.

“É com enorme tristeza que a deputada federal Geovania de Sá manifesta os mais sinceros sentimentos pelo falecimento do ex-prefeito de Ermo, Marcos Leone de Oliveira, na manhã desta sábado (7). Marcos foi um grande líder, amigo e contribuiu para o desenvolvimento do seu município.  Aos familiares e amigos externa votos de paz, solidariedade, e roga a Deus conforto nesse momento de dor”.