Search

MDB de Turvo; verbas para Educação; PL em Santa Rosa do Sul; promotor aposentado; PP na oposição a Lula; e mais

MDB de Turvo busca unidade em busca de 2024

Não é surpresa pra ninguém que o MDB de Turvo estava “rachado” desde as últimas duas eleições da Cersul e a última eleição para prefeito. Esta cisão permitiu que o Progressistas vencesse na Cersul com Jonnei Zanette (PP) em 2019 e com Andrei Magagnin (PP) em 2023, e a Prefeitura de Turvo, em 2020, com Sandro Cirimbelli (PP).

Também não era supresa que bastava uma fagulha para incendiar a militância do MDB e unir líderes distanciados. O responsável pela fagulha foi o vereador Patrick Favaro Nazari (PP), quando usou a tribuna da Câmara de Vereadores para desqualificar o trabalho realizado nas gestões que antecederam Cirimbelli, de Ronaldo Carlessi e Tiago Zilli, ambos MDB.

O ex prefeito e agora deputado Tiago Zilli (MDB) rebateu a fala do vereador, defendeu as gestões do MDB.

A partir daí as lideranças do MDB voltaram a cogitar a unificação.

No sábado (23), aconteceu uma reunião do MDB no sítio de Tiago Zilli, em Timbé do Sul, com a presença dos irmãos Darós, ex prefeito Heriberto Schmidt, vereadores e suplentes, lideranças de Rio Aparecida, ex vereador Bino Giusti, assessor do deputado Volnei Weber,

 

Verbas para Araranguá

A Secretaria de Educação de Araranguá cadastrou dois pedidos de execução de obras dentro do no Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia, destinados à Educação Básica.

De acordo com a secretária de Educação, Mariluce Bilck, estão na lista a quadra de esportes da escola Otávio Manoel Anastácio, no bairro Jardim Cibele, e uma Escola de 12 salas ao lado da sede da Amesc.

De acordo com o portal NDMais, 3 prefeituras de Santa Catarina (Balneário Rincão, Laguna e Imbituba) deixaram de cumprir as etapas para solicitar a entrada no Pacto e não poderão acessar aos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prazo encerrou dia 10 de setembro, e ainda entraram do sul Pescaria Brava, Gravatal e Tubarão entre 23 municípios.

 

Renovação PL de Santa Rosa do Sul

Conforme antecipado pela coluna, o PL de Santa Rosa do Sul fez um ato de filiação e apresentou a nova Executiva do municípios, com o presidente Gilberto, vice-presidente Leonardo, Agenor, Diego, Jonas, Nadir e Thiago. A nova presidente do PL mulher e Roanne Emerim. O encontro contou com a presença do coordenador regional André Fernandes, da Coordenadora Regional do PL mulher, Leidy Serrão, do Assessor da Deputada Júlia Zanatta, Robson Pizzolo, Raone Pagani, Assessor do deputado Jessé Lopes, Assessor do Deputado Daniel Freitas Igor Batista, vereador e Presidente da Câmara, Moisés Melo.

 

Aposentadoria do Promotor Tramontin

O promotor de Justiça Odair Tramontin se aposenta com 35 anos de trabalho no Ministério Público (MP). Seu último dia de trabalho na 15ª Promotoria da Comarca de Blumenau é nesta segunda-feira (25) e a aposentadoria foi oficializada pelo ato número 661/2023/PGJ publicada no Diário Oficial.

Vindo da roça, no município de Campo Erê, no Oeste de Santa Catarina Tramontin, foi servente de pedreiro, frentista de posto de combustíveis, auxiliar de escritório e comércio para auxiliar nos estudos.

ingressou no MP em 1988 ao passar em concurso público, após se formar em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1987, por ser uma universidade gratuita.

No MP, construiu uma carreira marcada pelo combate à corrupção e à violência contra a mulher (com casos de feminicídio), foi o primeiro coordenador do Grupo de Atuação Especial e Repreensão ao Crime Organizado (Gaeco) de Blumenau, onde mora.

Odair Tramontin, que foi candidato a prefeito de Blumenau em 2020 e a governador em 2022 pelo Novo, deve ser novamente candidato a prefeito em 2024.

 

Haras deixa PGR dia 26

Ainda não está definido o nome do substituto do Procurador Geral da República (PGR) Augusto Haras, que encerra o nome nesta terça-feira (26).

Nomes como o do subprocurador-geral da República, Antônio Carlos Bigonha, do vice-procurador-eleitoral, Paulo Gonet, e Mário Bonsaglia, estão na lista de possíveis indicados. Expectativa para a indicação do novo PGR ser ou não da lista tríplice da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR). 

 

Novo presidente do STF

Com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, aos 75 anos de idade, o ministro Luiz Roberto Barroso, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2022, será o novo presidente.

 

PP irá punir quem aderir a Lula

A Comissão Executiva Estadual do Progressistas distribuiu nota com um resumo das decisões da última quinta-feira (21), em que foi definido o nome de Leodegar Tiscoski para comandar o partido até as eleições de novembro, quando será escolhido o novo Diretório Estadual. Com isso, não haverá mais a reunião com prefeitos e vices. Eis a nota:

“Lideranças do Progressistas Catarinense se reuniram no último dia 21 de setembro na sede do Diretório Estadual, para tratar da campanha de filiação partidária e a realização da Convenção Estadual. O presidente em exercício, senador Esperidião Amin, iniciou os trabalhos falando sobre a reunião da Executiva Nacional, ocorrida na última terça-feira, 19, quando foram lançados os onze mandamentos que são a nossa essência e que servirão de alicerces das ações do Progressistas. O Secretário Aldo Rosa acrescentou que a manifestação do Senador Esperidião Amin na Reunião Nacional enalteceu a aprovação unânime da Agenda Central, com os princípios que são a reafirmação do nosso Manifesto, lançado ainda quando a sigla era PDS. Também ressaltou a decisão histórica de que a Senadora Teresa Cristina (PP/MS) será a nossa pré-candidata à Presidência da República., e as palavras do Presidente Ciro Nogueira, que reafirmou a condição de oposição ao Governo Federal, e de que as sanções disciplinares por infidelidade partidária serão aplicadas aos filiados com ou sem mandato. Comunicou, ainda, que a Campanha Nacional de Filiação, lançada no Projeto Nacional 2024/2026, que busca lideranças para disputarem as eleições municipais do próximo ano, é a prioridade do Diretório Nacional. Os integrantes da reunião, diante do fato de que a eleição de um novo diretório estadual, neste momento, fecharia as portas para a participação de novos filiados pelos próximos 3 anos, decidiram pelo adiamento da Convenção Estadual. Também ficou decidido pela nomeação de uma Comissão Provisória Estadual para concretizar as filiações e conduzir o Partido até a realização da Convenção Estadual, liderada pelo ex deputado Leodegar Tiscoski, que segundo os seus pares, apresenta uma vasta experiência política e é o mais qualificado para a função. Florianópolis, 23 de setembro de 2023”.

A nota foi assinada por Sílvio Dreveck, presidente licenciado, e Aldo da Rosa, Secretário Geral.

 

PP quer ser protagonista

Entre os compromissos assumidos pelos Progressistas, destacam-se: o combate ao aumento de A Executiva Nacional do Progressistas aprovou, na reunião de terça-feira (19), a criação da Agenda Central dos Progressistas, com 11 princípios e compromissos da legenda, como não ao aumento de impostos no Brasil e à volta da contribuição sindical; a valorização da vida desde a concepção (não ao aborto); fortalecimento do SUS e do ensino de qualidade; a defesa da propriedade; o equilíbrio do cuidado ambiental com o desenvolvimento sustentável; a adoção de políticas de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência; rejeição a retrocessos na reforma trabalhista e combate à descriminalização das drogas.

O partido lançou a ministra bolsonarista e líder do Progressistas no Senado, Tereza Cristina, como pré-candidata à presidência para 2026.

 

Outras notas

-Caso seja firmado acordo para o PL dar o vice de Topázio Neto (PSD) em Florianópolis, será um dos poucos acordos de Jorginho Mello (PL) com o PSD nas eleições de 2024;

-Tite, ex treinador da Seleção Brasileira, deverá ser o substituto de Sampaoli no Flamengo;

-Donaldo Trump lidera as pesquisas 52 x 42 de Joe Biden.