Jorginho Mello e PL saem vitoriosos
O bolsonarismo segue a todo vapor e levou a eleição de Brusque depois de várias pesquisas darem favoritismo do candidato Dimas (PP) e de Paulo Eccel (PT). Ari Vechi (DC) era apenas o terceiro nas pesquisas, mas acabou levando a eleição.
Vechi era o atual prefeito em exercício como presidente da Câmara de Brusque. Além disso, ao fechar com o PL como vice na chapa Vechi passou a ter aprovação do bolsonarismo.
Vários derrotados
Em entrevista à Post TV o presidente do Republicanos, o ex governador Carlos Moisés, disse que iria tentar dialogar com os vereadores do partido para unificar o discurso. Acontece que 2 vereadores do Republicanos fecharam apoio a Vechi, ou seja, aliado do governador Jorginho Mello (PL), apesar de o Republicanos apoiar o candidato do PP.
O PT perdeu o primeiro embate com PL após a eleição em que Mello derrotou Décio Lima (PT). Detalhe: além da esquerda, o PSDB pegou carona nesta derrota ao indicar o vice n chapa.
Além de Paulo Eccel, também foram derrotados o Progressistas – segundo colocado e o MDB, que ficou em quarto lugar em Brusque.
A observar o que irá acontecer nas eleições municipais já que um cenário natural seria alianças com PP e MDB em vários municípios.
Casamento prestigiado
Foi bastante concorrido o casamento da deputada Caroline de Toni (PL). Até mesmo o presente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, compareceu. Mas não foi somente ele. A nata do bolsonarismo compareceu em peso. Ausência destacada foi o clã Bolsonaro e o filho 05, senador Jorge Seif (PL).
Parlamentares de diversos partidos também xompareceram em Xanxerê.
Em segundo mandato a advogada tem tido papel de destaque na defesa do capital político conquistado pela direita catarinense no Congresso Nacional.
Usina de asfalto
O consórcio entre Maracajá, Forquilhinha e Nova Veneza, deverá reunir os 3 prefeitos, Anibal Brambila (PSD), Neguinho Gonçalves (PSD) e Rogério Frigo (PSDB), e lideranças dos partidos e outras estaduais, para inauguração da usina de asfalto no dia 16 de setembro.
São 4 usinas de asfalto
A região da Amesc possui uma usina em Meleiro (que fez parceria com Balneário Gaivota); depois veio a usina conjunta entre Timbé do Sul, Turvo e Jacinto Machado (Ermo passou a ser o quarto parceiro) – instalada em Turvo; agora vem o projeto conjunto de Maracajá com 2 municípios da Amrec – instalada em Turvo; e em seguida virá a usina do Vale do Mampituba, que envolve Passo de Torres, Praia Grande, São João do Sul e Santa Rosa do Sul.
MDB mantém apoio a Paulinho
O MDB de Ermo reuniu o Diretório Municipal na segunda-feira (4) e definiu manter apoio à reeleição de Paulinho (PL) e Bafinho (PP), mesmo depois que o prefeito Paulo Della Vecchia deixou o MDB para se filiar ao partido do governador.
O MDB colocou a retomada das obras como prioridade no atual momento e a montagem de uma nominata forte de vereadores.
A coligação deverá PL, PP, MDB, PSD e Republicanos.
PRTB deve repetir candidatura
Depois de um namoro com o MDB de Balneário Gaivota, Marcelo Amaral Fontoura, que disputou as eleições como candidato a prefeito em 2020 e a deputado estadual pelo PRTB em 2022, decidiu ficar onde estava.
Marcelo se apresenta como pré-candidato a prefeito novamente pelo PRTB em 2024. Ele se coloca como opção para os eleitores que deverão ter Kekinha dos Santos (PSDB) e o ex prefeito Ronaldinho Pereira (PP) na disputa.
“Fui em algumas reuniões, mas aguardava a definição do PRTB, que teve troca da Executiva Estadual. Me procuraram para seguir a frente do partido”, explicou.
Licença e viagem para Marrocos
Desde segunda-feira (04) até dia 18 de setembro Acélio Baesso (União Brasil) é o prefeito em exercício de Timbé do Sul.
O prefeito licenciado, Roberto Biava (PP), seguiu com representantes do Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, para a 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, que acontece dos dias 4 a 11 de setembro, em Marrakech, no Marrocos, continente africano.
Baesso o comando do município pela sétima vez.
Na África
A comitiva embarcou domingo e chegou nesta segunda-feira (4) para Marrocos com representantes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além do deputado estadual Tiago Ziilli (MDB) estão na comitiva os prefeitos de Morro Grande, Keio Olivo (PP), e de Jacinto Machado, Gaiola Mezzari (MDB)
Municipalismo em festa
Dia 05 de Setembro de 1979 nasceu a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – Amesc, que ao longo dos anos, com a emancipações acontecendo, chegou aos atuais 15 municípios.
A entidade chega aos 44 anos sob o comando do prefeito Almides Alberg da Rosa (PSDB).