Search

Agosto Lilás – Muitas informaçãos no mês de combate à violência contra as mulheres

CRAS de Jacinto Machado organiza atividades de prevenção e promoção, com palestra e roda de conversa sobre o tema com mulheres do município

Agosto chegou e, com ele, o debate a respeito de um tema considerado prioritário no atual momento da sociedade: o combate à violência contra as mulheres. Durante a passagem do Agosto Lilás, o CRAS de Jacinto Machado organizou atividades de promoção e prevenção e traz ao município especialistas para debater o assunto.

Mesmo que a proteção à mulher seja um trabalho constante, ao longo de todos os meses do ano, este mês é especial, já que a campanha Agosto Lilás foi instituída através da aprovação e sanção da Lei 14.448/22, conhecida como a Lei de Combate à Violência contra a Mulher. Além disso, agosto lembra também a sanção da Lei Maria da Penha, outro marco histórico nesta luta.

“Costumamos tratar todos os temas como relevantes na proteção aos direitos básicos dos cidadãos. Mas, o Agosto Lilás é uma campanha ainda mais relevante, já que diz respeito a todas nós, mulheres e nos remete a querer ampliar esta conscientização”, comenta Regina Patel, secretária municipal de Assistência Social, respaldada pela equipe de profissionais do CRAS de Jacinto Machado.

No município, a campanha está sob coordenação da psicóloga Ieda Maria Machado. De acordo ela, duas grandes ações vão marcar a campanha Agosto Lilás, nos dias 15 e 24.

“Estamos convidando todas as mulheres para estarem presentes nestas duas ações, que vão trazer informações relevantes de prevenção e promoção do combate à violência contras as mulheres”, conta Ieda.

No dia 15 de agosto, a partir das 14h no centro de convivência da terceira idade será realizada uma palestra ministrada pelo delegado Delegado Luís Otávio Pohlman, que hoje coordena a Polícia Civil na delegacia de Sombrio. Além de bacharel em Direito com várias especializações, Pohlman é professor da Acadepol (Academia de Polícia Civil de Santa Catarina).

No dia 24, também a partir das 14h no centro de convivência, doutor Roberto Gabriel Salvaro participar de uma roda de conversa sobre prevenção de doenças cardíacas nas mulheres.