Search

Festa do Peixe do Arroio; prefeitos em Brasília; irregularidades na SAP; vereador assume Turismo da Gaiva; e muito mais

Reunião da Amesc

Os prefeitos da região estarão no Arroio nesta quinta-feira, 18 horas, para participar da reunião da Associação, que faz parte do cronograma da 30ª Festa do Peixe. Na abertura da festa, expectativa de presença dos deputados estaduais Zé Milton (PP), Tiago Zilli (MDB), Rodrigo Minotto (PDT), Júlio Garcia (PSD), Volnei Weber (MDB) e Pepê Colaço (PP); além dos federais Fábio Schiochet (União Brasil) e Ricardo Guidi (PSD).

Alguns prefeitos estão em Brasília para agenda no Parlamento e no Governo Federal. Além do presidente da Amesc, Almides Roberg da Rosa (PSDB) – Santa Rosa do Sul; Clélio Daniel Keio Olivo (PP) – Morro Grande; Everaldo Kekinha dos Santos (PSDB) e o vice-prefeito Jonatã Coelho (REP) – Balneário Gaivota; Roberto Biava (PP) – Timbé do Sul; Elisandro Fanica Machado (PP) e o vice-prefeito Rodrigo Mariani (PSDB) – Praia Grande; estão na capital federal.

O prefeito de Meleiro, Eder Mattos (PL), também deverá ficar de fora já que fez uma cirurgia para fazer pontes de safena.

 

Caminho indefinido

O prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini, tem agenda marcada com o ex governador Carlos Moisés da Silva, presidente estadual do Republicanos, para tratar do futuro político do grupo político do prefeito que está dividido entre o próprio Republicanos e o União Brasil, que tem na presidência da Câmara Elvio Zocche e outros 4 vereadores. A definição do prefeito, para não atrapalhar a administração, acontece após a temporada de verão.

 

Contraponto da SAP

“Bom dia Everaldo, estaremos aos poucos acertando esses tantos contratos temporários no sistema prisional de SC. Serão chamados pessoal do concurso nas vagas existentes, nas vagas a serem abertas precisamos ter responsabilidade de ir condicionando a saída do servidores ACT das funções e a criação das vagas pelos concursados. Temos q regularizar sim, mas também temos que cumprir os prazos dos contratos vigentes feito pela Administrador anterior (Moisés)”, Edenilson Schelbauer, da SAP SC.

A resposta é sobre a nota sobre irregularidade dos contratos temporários:

https://post.tv.br/2023/06/25/o-governo-do-estado-tem-contratos-temporarios-irregulares-na-sap-sc/

 

Novo nome no Turismo

O vereador Felipe Agostinho Santos, cotado para ser presidente da Câmara em 2024 dentro do acordo que elegeu Paulinho (PP), irá se afastar do Legislativo para assumir o comando da Secretaria de Turismo em Balneário Gaivota. A nomeação acontece na segunda-feira (3/7), no retorno de Kekinha dos Santos (PSDB) e Jonatã Coelho (Republicanos – que cogita ir para o PTB) da viagem de Brasília.

O primeiro suplente Jeferson Rodrigues – Pagé (PSDB), que fez 190 votos em 2020, sobe para Câmara. Na fila os suplentes Téia Santos (PSDB) – 152 votos; e Rosinha Padilha (PSDB) – 150 votos, sobem na fila.

 

Inovação na gestão

O Vereador José Eraldo Peri Soares (PP) participou do Summit Cidades, de 26 a 28 de junho, em Florianópolis, espaço de aprendizado e troca de experiências sobre gestão pública, com o intuito de aprimorar as práticas administrativas e buscar soluções inovadoras para as demandas das cidades. Peri é pré-candidato a prefeito de Sombrio ouviu palestras sobre orçamento e projetos de sustentabilidade.

 

PSD leva prefeitos

Paulo Henrique Dalago Muller, o Paulinho, prefeito de Bombinhas e marido da deputada Paulinha (Podemos), se juntou a Clésio Salvaro (PSD), de Criciúma; Franqui Salvaro (PSD), de Siderópolis; e outros 4 prefeitos. Também foram filiados o vice-prefeito de Laguna Rogério Medeiros e mais 6 vice-prefeitos. O PSD tem 45 prefeitos, 41 vices, e gere quase 2 milhões de catarinenses.

 

De olho nas eleições 2026

O PSD quer ser a 3ª via a PT e PL nas próximas eleições e pode lançar João Rodrigues (PSD) e Clésio Salvaro (PSD) como uma dupla.

O governador Jorginho Mello (PL) costura a chegada de novos prefeitos para ampliar seu poder de fogo para a reeleição. Parceiros preferenciais são PP e MDB.

Em 2026, o MDB terá dificuldade de ter candidato a governador em 2020, mas o deputado estadual Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul, preterido em 2022, pode ser o nome.    

Se for mantida a aliança com base na Assembleia Legislativa PL e PP tem 14 cadeiras; PSD, União Brasil e PTB tem 7 cadeiras; MDB, Podemos, PSDB e Republicanos tem 12 cadeiras

A esquerda tem 6 cadeiras com PT/PSOL/PDT. O Partido Novo tem 1 cadeira.

 

Plano Diretor

Nesta noite de quinta-feira (29), 19h30, no Centro Multiuso, tem Audiência Pública para tratar do Plano Diretor de Araranguá, organizado pela Secretaria de Planejamento.

 

Desassoreamento

A vereadora Marilda Casagrande, presidente da CCJ, e o vereador Idelci Francisco Rampinelli, da Câmara de Forquilhinha, estão convidando os vereadores dos municípios vizinhos para participar da Audiência Pública do desassoreamento do Rio Sangão, que acontece nesta quinta-feira (29), na sede do Legislativo de Forquilhinha.