Search

PSDB tenta segurar seus filiados

O PSDB de Santa Catarina começa neste final de semana pelo Sul do Estado a promover uma série de 39 reuniões com lideranças regionais da sigla em todo o Estado. O partido inicia um dos quatro encontros na sexta-feira (16) em Sombrio – onde teve candidato a vice prefeito em 2020, e passa sábado (17) por Turvo – onde teve candidato a prefeito, além de Tubarão e Laguna.

A ideia é começar a preparar o partido para as eleições municipais de 2024 sob o comando do deputado estadual Marcos Vieira, que comanda a Comissão Executiva Estadual Provisória. Marcos Vieira quer reviver o bom momento de 2015, quando o partido tinha maior expressão. Em 2016 conquistou 40 prefeituras, 7 entre os 30 maiores municípios do Estado.

Na Câmara de Vereadores de Sombrio, reúne-se o PSDB dos municípios do Vale do Mampituba. Entre eles Santa Rosa do Sul, onde os tucanos tem o prefeito Almides da Rosa, e Balneário Gaivota, onde tem o prefeito Kekinha dos Santos, além de Passo de Torres, Praia Grande, São João do Sul, Sombrio e Jacinto Machado. A reunião de sábado, na Câmara de Vereadores Turvo, reúne as lideranças regionais de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul e Turvo.

Os tucanos tem 2 vereadores em Balneário Arroio do Silva, 1 em Maracajá e 1 em Turvo, o presidente da Câmara João Rocha, que está de malas prontas para o PL. O PSDB ainda perdeu recentemente Clésio Salvaro para o PSDB.

 

Caravana do União Brasil

A caravana do União Brasil segue em roteiro por Santa Catarina, com a agenda pelo Sul do Estado entre os dias 15 e 17 de Junho. Na comitiva comandada pelo presidente Gean Loureiro, e vice presidente, deputado federal Fábio Schiochet, e a bancada estadual com Jair Miotto, Marcos da Rosa e Sérgio Guimarães. A agenda na quinta-feira era Garopaba, Imbituba e Laguna. Na sexta-feira, começa por Tubarão e Içara pela manhã. A tarde, o partido estará Cocal do Sul e Forquilhinha.

Majoritária em Sombrio?

Está marcado para às 16h um “Encontro com Executiva” de Sombrio na Câmara de Vereadores. No município, o União é comandado por Teco Silvério e o vereador Gean Albino, que declarou à Post TV que o partido pretende participar da chapa majoritária, já quem em 2020, abriu mão em favor de Jeriel Isoppo (MDB), para garantir o consenso entre MDB, PL, PDT, PSC, SD, PTB e Democratas (hoje União). O problema é que agora o PL está mais forte e é o partido do governador Jorginho Mello, cuja diretriz é ter cabeça de chapa ou vice em todo o estado.

Arroio, Araranguá e Maracajá

Às 17:30h, o deputado federal Schiochet entrega emenda ao prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (Republicanos), onde o União tem uma bancada de 5 vereadores. Por volta de 19h a comitiva estará em Araranguá para uma reunião com o grupo de Kila Ghellere, que conta com os vereadores Luciano Pires (Podemos), Diego Pires (PDT) e Samuca (PSD) – que devem formar o partido e se filiar em março de 2024. Diego não deve disputar vaga na Câmara, e pode ser opção para a chapa majoritária. A agenda na Amesc encerra sábado, 11h00, em Maracajá, em um encontro na Arena Trililik. Um Encontro Estadual do União Brasil acontece no dia 06 de julho.

Prêmio Aciva de Matemática

Na terça-feira (13) o presidente da Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense (Aciva), Édio Kunhasky Júnior, esteve com o prefeito de Araranguá Cesar Cesa (MDB). Falaram sobre obras paralisadas (quarta ponte e o prédio da Medicina da UFSC) e sobre o apoio do Poder Executivo ao Prêmio Aciva de Matemática.

 

Tendência: PL com PP em Araranguá

A reunião do Diretório do PL, presidido pela suplente de deputada Andresa Ribeiro, contou com 41 filiados na noite de segunda-feira (12), em pleno Dia dos Namorados, e teve a presença de André Fernandes, coordenador do PL na região da AMESC. Ele apresentou as diretrizes do PL Estadual par 2024: estar nas majoritárias municipais, seja como prefeito ou vice-prefeito; fazer uma nominata robusta de vereadores para eleger o maior número possível de cadeiras na Câmara de Vereadores. Além disso, foi dito que o ex presidente Jair Bolsonaro, presidente de honra do PL, será o principal cabo eleitoral nas eleições municipais.

O PL de Araranguá começa a montar chapa de pré-candidatos a vereador. Tem nomes que já se colocaram à disposição, se habilitaram como pré-candidatos. Por ora, o suplente de vereador Luiz Carlos Pessi não colocou o nome na lista. O PL tem um vereador, Luiz da Farmácia.

Foram colocados os cenários para 2024 e os presentes demonstraram mais simpatia pela aliança com o PP.

Complexidade para Sombrio

O deputado estadual Tiago Zilli (MDB) esteve reunido na quarta-feira (17) com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para solicitar a habilitação dos serviços de alta complexidade em ortopedia no Hospital Dom Joaquim, de Sombrio. A secretária informou que o processo de credenciamento, habilitação e inclusão no contrato do Estado da alta complexidade em ortopedia no hospital de Sombrio está tramitando na Secretaria de Estado da Saúde e nos próximos dias deverá ser publicada a portaria de habilitação no Diário Oficial do Estado (DOE).

O Hospital Dom Joaquim possui estrutura adequada para implantação do serviço que atenderá as demandas existentes, e é ponto estratégico na região. No mês de abril foi habilitado o Hospital Regional de Araranguá para realizar as cirurgias de alta complexidade em ortopedia.

Moradores querem segurança

O deputado estadual Tiago Zilli (MDB) ficou em Araranguá na noite desta terça-feira (13) para participar da reunião solicitada pela comunidade de Mato Alto ao prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), e vereadores. “Eu acho que é o momento importante. Ouvir a comunidade sentir as necessidades. Quando as pessoas se unem a chance de achar a solução é bem mais fácil. Vamos levar a reivindicação lá para o Governo do Estado e Poder Legislativo”, disse Tiago.

“Aqui juntos com os vereadores, vamos buscar solução junto com vocês”,

disse o prefeito César Cesa (MDB). E citou o caso de dos bairros mais violentos de Santa Catarina, que mudou depois que os moradores se uniram. O prefeito lembrou ainda que chamando o deputado da região e tentar achar a solução, ouvir as pessoas, se colocar também no lugar de cada morador, de cada comerciante é o começo para resolver.

 

Finisa aprovado

Diferente do mandato passado, quando os vereadores de Balneário Arroio do Silva rejeitaram autorização para um empréstimo de R$ 5 milhões do FINISA, a atual legislatura aprovou a contratação por parte do Executivo. Em princípio para renovação da frota.

Cis Macro Sul

Presidido pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), o Consórcio Intermunicipal de Saúde Macro Sul (Cis Macro Sul) tem ainda Cocal do Sul, de Fernando de Fáveri (MDB), Forquilhinha, de José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), Nova Veneza, de Rogério Frigo, Geio (PSDB) e Treviso, de Valério Moretti (MDB).