Search

Vereador apela ao governador e deputados estaduais que convoque lista reserva do último concurso de bombeiros militares

Foi aprovada na última sessão ordinária realizada na Câmara de Araranguá, no dia 07, uma moção de apelo do vereador, Samuel Nunes, para que o governador do estado, Jorginho Mello, e os deputados estaduais através do presidente da Alesc, Mauro de Nadal, convoquem os aprovados no cadastro de reserva e excedentes do Concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizado em janeiro.

De acordo com o autor, apenas 144 excedentes não foram convovados mesmo depois de passarem por todas as etapas do concurso que nomeou apenas 250 novos bombeiros militares. Este número, continua inferior a necessidade da corporação alegou na tribuna o vereador.

“Atualmente o edital prevê a convocação de apenas 250 candidatos e o consequente descarte de 144 aptos em todas as fases, candidatos os quais foram convocados para as etapas descritas acimas. Entretanto, mesmo com o provimento das 250 vagas constantes neste edital, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina continuará com número de praças aquém do previsto na lei complementar 801/2022 que prevê o número ideal de 4.572 praças, atualmente Santa Catarina conta com 2.469 praças. Neste viés, o Governo do Estado de Santa Catarina já manifestou intencão de abertura de novo concurso, medida, contudo, de todo desarrazoada, contrária ao interesse público e em manifesto confronto aos princípios da eficiência e economicidade, pois não seria razoável novo concurso tendo pessoas aptas em todas as etapas de um concurso anterior, e se o Governador de SC tiver interesse, é possível que ele quebre a cláusula de barreira que está no edital limitando a chamada de uma segunda turma deste certame”, justificou.

A sessão foi prestigiada por representantes da categoria.

“Mesmo com 2 concursos de 250 vagas como prevê o contrato e com a inclusão dos 144 aptos excedentes ficaríamos com 3.113 praças, 1459 praças abaixo do ideal, ainda sem considerar aposentadorias e afastamentos que ocorrem anualmente”, argumentou ainda, o vereador.

A moção seguirá para as autoridades estaduais ainda nesta semana conforme prevê o regimento inerno da casa.