Search

Vai ter União Brasil; a montagem das chapas governistas; o pós Salvaro no PSD; e movimentação na Câmara

União Brasil

Depois da informação trazida pela coluna de que o vereador Nelson Soares (PDT) irá para o MDB e não irá mais participar do projeto de reoxigenação do União Brasil em Araranguá, teve reunião do grupo político nesta segunda-feira (12). Além do ex vereador Kila Ghelere, mantém-se por ora no grupo o presidente da Câmara de Araranguá, Luciano Pires (Podemos), Samuel Nunes – Samuca (PSD) e Diego Pires (PDT). Além deles, o grupo tenta trazer o suplente Lyrion Matheus (Podemos) e os assessores Talisson e Dedo, ambos do gabinete de Diego Pires. O maior desafio é montar um time forte com pelo menos 11 candidatos homens e 5 mulheres.

 

MDB

Diferente de 2020, quando o MDB de Araranguá teve dificuldades para montar a chapa – tanto que elegeu 2 vereadores apenas, enquanto o partido do vice, o PSD, elegeu 3 – agora o partido tem excesso de nomes para montar uma chapa de 11 homens e 5 mulheres. Montar a chapa feminina deve dar mais trabalho. A nominata do MDB deverá ter os vereadores Tico Batista, Lena Périco, Paulinho (que deixa o PSD) e Nelson Soares (que deixa o PDT), além de Junior Bailão (ex PRTB), Edmilson Machado de Carvalho, da Ararastur, Samuel Jesuíno, Murialdo Rosa (ex Republicanos), Afrânio Ronconi, entre outros.

 

PSD

O partido do vice-prefeito Tano Costa (PSD) deve perder os vereadores Samuca e Paulinho. A nominata deve ter os nomes de Neno Fontoura (PSD), Jorginho Pereira (PP) e Zico (Avante), além de Marcos “Mano” Silva, Weliton Pereira (ex PDT), Jair Bala (ex PSC), entre outros.

 

Republicanos

O time deverá ser montado como partido de apoio da chapa MDB/PSD. Devem ser candidatos o ex vereador Paulo Roldão (ex PP), Márcio Honório, Juliandro Coelho, entre outros.

 

Base governista?

Há ainda convite para o suplente de vereador Luiz Serrano (PL) ir para um dos partidos da base de César e Tano. Outro nome cogitado é do vereador Luiz da Farmácia (PL). Por ora, são especulações.

 

Salvaro no PSD

Em Criciúma, a sucessão de Clésio Salvaro (PSD) está dando o que falar. Nomes como Arleu da Silveira (PSDB – vai para o PSD), Acélio Casagrande (PSDB), deputada Geovania de Sá (PSDB), Ricardo Guidi (PSD), Júlia Zanatta (PL).

 

PSD na prateleira de cima

Depois do quarto lugar nas eleições de 2022, com Gean Loureiro (União Brasil) e Eron Giordani (PSD) na chapa, o PSD está se reforçando para a disputa estadual. Primeiro o partido terá que passar pela eleição de João Rodrigues em Chapecó e Topázio Neto em Florianópolis. Caso estes dois prefeitos se reelejam o time teria mais 4 nomes para oferecer para majoritária: deputado federal Ricardo Guidi (PSD), deputado estadual Napoleão Bernardes, deputado estadual Julio Garcia e Clésio Salvaro.

 

Prefeito vetou

O prefeito César Cesa (MDB) vetou totalmente o Projeto de Lei Ordinária nº 036/2023, do vereador DIRAN MARTINS (PP), que “proíbe o bloqueio ou a restrição de usuário e a desativação de comentários em publicações nas contas e páginas oficiais em redes sociais dos órgãos da administração direta ou indireta do município de Araranguá”. O veto foi repassado às comissões técnicas e temáticas para análise.

 

Será aprovado

Os 15 vereadores assinaram conjuntamente uma Moção de Reconhecimento à Administração do Instituto Maria Schimdt – IMAS, a todo o Corpo Clínico e funcionários do Hospital Regional de Araranguá “pelos relevantes serviços prestados ao município nesses 4 anos e 6 meses de sua administração”. Vai para análise das comissões.

 

Hub de inovação

Requerimento dos vereadores Luciano Pires (Podemos) e Samuca (PSD) foi aprovado e será aberto espaço na tribuna da Câmara em uma das sessões para que Jean Vogel, coordenador do projeto Hub Costa Serra Mar, possa explanar o projeto para os parlamentares. Data a ser combinada.