Search

Conscientização sobre Fibromialgia é debatida na Câmara de Araranguá

Dia 12 de Maio a doença é lembrada com campanha nacional

O presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Pires, foi o autor do requerimento que permitiu a participação da representante do Grupo Coletivo de Pacientes de Fibromialgia de Araranguá, Ana Paula Silva, na sessão de quarta, 10, para tratar sobre a doença e a importância da campanha nacional de conscientização realizada todos os anos no dia 12 de maio.

Usando o plenário, Ana Paula, falou do tema da campanha neste ano que trata de funcionalidade, incapacidade e saúde. No Extremo Sul Catarinense são mais de 300 pacientes diagnosticados com a doença que enfrentam limitações, redução da mobilidade e sintomas graves diversos.

“Muitas vezes os pacientes não conseguem se alimentar sozinhos, se afastam do convívio social e do trabalho por causa da fadiga e depressão. Temos que abordar o assunto e levar ao conhecimento de todos”, descreveu.

Para o presidente da casa, pautas como estas não podem ser esquecidas.

“A saúde é um bem precioso, e entender as limitações e realidade de outras pessoas que convivem com problemas como este é papel de todos nós, principalmente, agentes públicos”, comentou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Fibromialgia é uma doença que provoca dor crônica e afeta 2,5% da população mundial com maior incidência em mulheres entre 30 a 50 anos de idade.