Search

Saúde e Plano de Desenvolvimento norteiam assembleia

Demandas dos Secretários de Saúde da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense); apresentação das diretrizes do Plano de Desenvolvimento pela UNESC e assuntos gerais nortearam a assembleia dos prefeitos do mês de fevereiro.

Na primeira pauta da Assembleia Geral Ordinária presidida pelo prefeito de Santa Rosa do Sul, Almides Roberg Silva da Rosa, o presidente destacou sobre a relevância das políticas públicas em prol da saúde, com foco em vacinação e na obtenção de recursos para os hospitais públicos. A palavra foi passada à secretária de Saúde de Meleiro, Elixsandra da Silva Mota, presidente do Colegiado de Saúde da AMESC, que informou sobre números relevantes da região e as principais demandas (incremento de demanda, falta de agilidade nos atendimentos, ausência de recursos para novos investimentos na região e a questão da sobrecarga em Criciúma/SC que seria um dos escapes da região). O secretário de Saúde de Balneário Arroio do Silva, Rogério Ferreira da Costa Júnior, comentou sobre o passivo de cirurgias e o déficit nos valores repassados aos municípios para custear os exames laboratoriais; explanou sobre a ideia, da Secretaria Estadual de Saúde, de habilitação dos municípios para cirurgias ortopédicas de alta complexidade, pois o Hospital Regional de Araranguá não comporta procedimentos de alta complexidade. O prefeito de Balneário Arroio do Silva ressaltou a necessidade de audiência junto à Secretária Estadual de Saúde para apresentação da situação e requerer providências.

Na sequência, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da UNESC, Profª. Dra. Gisele Silveira Coelho Lopes, apresentou os principais dados do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da AMESC e pretende que o Plano seja aprovado no âmbito legislativo municipal, com lançamento oficial, e depois atuar acerca da governança do Plano, para viabilizar os projetos específicos de cada município. Os pontos mais críticos levantados foram: saneamento básico, coleta seletiva, mobilidade urbana e espaços públicos para práticas de esporte. Por consenso, deliberou-se que o Plano será apresentado às Câmaras de Vereadores a partir de 1º de abril de 2023, para validação, e depois será entregue à comunidade, em evento específico.

Em outra pauta, o coordenador do Movimento Econômico, Ailson Piva, apresentou alguns números acerca do desenvolvimento econômico, com dados disponibilizados aos prefeitos presentes. Informou que a FECAM solicitou que a AMESC representasse os municípios numa audiência sobre a nota fiscal eletrônica do produtor rural.
A assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, também expôs aos prefeitos que assumiu a presidência do Colegiado de Assistência Social de Santa Catarina (COAS/SC), sendo mais uma representatividade da Amesc diante do estado.