Search

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado neste dia 1º de dezembro e tem como objetivo alertar a sociedade sobre a doença.

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, sendo transmitido geralmente por contato sexual desprotegido com uma pessoa contaminada, mas também pode ser através da transfusão sanguínea ou objetos perfurocortantes (como a seringa por exemplo).

Desta forma, a Secretaria de Saúde de Araranguá comunica que atualmente o município conta com teste de HIV, sífilis, hepatite B e C na modalidade de teste rápido – com resultado em até 10 minutos, sendo realizado no Bom Pastor e em todas as Unidades de Saúde.

No SAE (Serviço de Atendimento Especializado) o teste é realizado todas as quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e não precisa estar de jejum ou ter pedido médico.

Conforme Tiane Ramos do Canto, Enfermeira do SAE e do Programa IST/HIV/AIDS hepatites virais e Tuberculose, o indicado é fazer o teste uma vez ao ano.

”Apesar de ser uma doença de controle estável, o ideal é o quanto antes, realizar o tratamento. A pessoa que se trata, toma o coquetel diariamente com 6 meses em tratamento e com carga viral indetectável, a pessoa se torna intransmissível, ou seja, não passa aos outros”, destaca Tiane.

Ainda de acordo com a enfermeira, é preciso respeitar a janela imunológica, que é o período em que a pessoa entrou em contato com o vírus.

”Leva 30 dias até o vírus se multiplicar e aparecer nos exames, o aconselhado é esperar esses 30 dias para fazer o teste e ter certeza que contraiu ou não a doença”, ressalta.

Para as pessoas que se submetem a uma situação de risco, o município conta com a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Atualmente, nós temos na UPA 24h, basta passar por uma consulta médica, que o paciente já sai com a medicação que é tomada durante 28 dias.