Search

VEREADORES CONTRA A RECOMENDAÇÃO DO MPF; E O RELATÓRIO DA DEFESA?; DIA DE DESPEDIDAS; E MAIS

Os 15 vereadores de Araranguá criticaram na sessão desta quarta-feira (9) o inquérito civil de autoria do Ministério Público Federal que visa destruir alguns pontos do deck de madeira que foi construído e recém entregue aos moradores e visitantes do Balneário Morro dos Conventos.

Requerimento de autoria do vereador Nelson Soares (PDT) pede que o biólogo João Rosado e para o procurador Carlos Soares, ambos da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), usem o espaço em uma das sessões para explicar a recomendação do MPF.

“Mais uma vez fomos surpreendidos por uma ação do MPF contra algo que foi construído no Morro dos Conventos e que possui sim todas as licenças ambientais. Este deck está pronto, foi entregue e é utilizado pela população em geral”, disse o vereador Nelson.

E seguiu a contestação com a comparação do Balneário Morro dos Conventos com outros munícios catarinense.

“Não sei o que o Ministério Público Federal tem contra o município, principalmente contra o Morro dos Conventos. Algo que acontece aqui não acontece em outras cidades, como Balneário Gaivota, Rincão, Camboriú. Questiono o motivo de a nossa cidade estar pagando um preço tão alto”, questionou.

O vereador Pedro Paulo de Souza, o Paulinho (PSD), sugeriu uma manifestação contrária da Câmara de Vereadores.

“Temos que aprovar um requerimento com o posicionamento nosso contra essa decisão do Ministério Público Federal e a favor deste investimento turístico. Eu sugiro que busquemos a assinatura de entidades representativas, partidos políticos, imprensa e entre outros interessados”, ressaltou.

A vereadora Lena Périco (MDB), frisou que o parecer para construção do deck foi feito por profissionais do meio ambiental.

“Foram técnicos da FAMA, com capacitação, mestrado e doutorado, que possuem experiência e embasamento jurídico que emitiram laudos para a construção”.

Ao fim do debate, foi sugerido pelo presidente, vereador Jair Anastácio (PT), a divulgação de uma nota do Poder Legislativo.

 “Consulto todos os vereadores sobre a Câmara se posicionar sobre a temática de forma oficial para a imprensa e para a população. Essas pessoas que criticam são minoria dentro do Balneário Morro dos Conventos, uma região que precisamos desenvolver e batalhar para o seu crescimento”, sugeriu.

 

O QUE DIZ A NOTA OFICIAL PÚBLICA?

Sobre a demolição de decks no Balneário Morro dos Conventos:

“A Câmara de Vereadores de Araranguá vêm público manifestar contrariedade e indignação em face a recomendação do Ministério Público Federal que visa a destruição de parte do deck de madeira construído na parte baixa do Balneário Morro dos Conventos em Araranguá. Tal espaço já construído com recursos públicos está sendo utilizado diariamente pela população em geral, moradores da localidade, de outros bairros e também pelos turistas que visitam uma das mais belas praias do Sul de Santa Catarina. Tal decisão se baseia em inverdades, primeiramente a partir do pedido de demolição do deck em frente ao estabelecimento comercial, vulgo Bar do Zé. No local as dunas que ficam em frente não são embrionárias devido ao constante pisoteio de moradores e visitantes. Já na área onde passam as passarelas, onde solicita-se também a demolição, a vegetação apresentava alteração em termos de composição, devida também ao constante pisoteio, conforme relatos do licenciamento ambiental. Presente decisão que inicialmente foi rebatida pela Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) é também amplamente criticada pela população araranguaense, que acredita no turismo e elevou inúmeras críticas após a veiculação do recente assunto na imprensa local e regional. A Câmara de Vereadores possui o papel de representar a população e lutar pelo desenvolvimento de Araranguá, portanto, sempre estará defendendo os anseios de seus munícipes, votando, discutindo e se posicionando contrárias as pautas que podem comprometer o crescimento da Rainha do Sul Catarinense”.

Subscrevem a nota os vereadores Jair Anastácio / Márcio Tubinho / Douglas Michels / Kelvin Diran / Tico Batista / Samuel Nunes / Paulinho / Lena Périco / Luiz da Farmácia / Diego Pires / Jorginho / Neno Fontoura / Luciano Pires / Zico / Nelson Soares  e os suplentes Alysson Bitencourt e Robson Jaques.

 

RAMON, ÁRBITRO DA FIFA

O ermense, nascido e criado na localidade de Morro do Ermo, Ramon Abatti Abel, entra no seleto rol de árbitros com carreira internacional. Um dos destaques da CBF, com atuação destacada nas séries A e B do Campeonato Brasileiro, foi convocado para integrar o quadro de arbitragem da FIFA. O anúncio oficial sairá nesta sexta-feira (11), numa lista de 2 árbitros e 3 auxiliares brasileiros. Ramon vive em Araranguá.

 

APOLOGIA AO NAZISMO É CRIME

Depois da vereadora Giovana Mondardo (PC do B) ter se livrado de um pedido de cassação feito por 4 cidadãos de direita, com votação unânime de seus colegas de Câmara dos Vereadores, quem também passa por situação semelhante é a vereadora de São Miguel do Oeste, Maria Tereza Zanella Capra (PT), presidente do partido no município.

Ambas vereadoras acusaram manifestantes descontentes com a derrota de Jair Bolsonaro (PT) de terem feito saudação nazista. Capra está sendo inclusive ameaçada por cidadãos do município.

O vídeo acabou circulando país e ganhou repercussão na mídia nacional.

O Gaeco e Ministério Público Estadual se apressaram em dizer que não houve o que aparentava ser. Pessoas que estavam no local disseram que houve interpretação errada. O Ministério Público Federal irá cuidar do caso para conferir se acertaram os órgãos.

Ao final, deverá haver punição, ou contra quem praticou o crime de apologia ao nazismo ou quem acusou indevidamente de ter havido o crime.

 

SEM A ‘BALA DE PRATA’

A profusão de avisos nos grupos de Whatsapp, Telegram e demais redes sociais de que as Forças Armadas iriam intervir no país em caso de fraude nas eleições estavam embasadas no relatório do Ministério da Defesa. Com a entrega de um relatório de 60 páginas e a assinatura do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que aponta apenas para “melhorias em processos eleitorais futuros”, deve se encerrar – depois de 10 dias de protestos – mais este capítulo da história da democracia brasileira.

Na verdade, o que o relatório da Defesa mostrou é que “pode sim haver fragilidades no sistema”, mas sem conseguir dizer quais. Ou seja, pode haver, mas como se sabe quais. Onde fiscalizou disse que não viu fraudes, no 1º e no 2º turnos.

Deu margem para gerar dúvidas e os parlamentares apoiadores do presidente irão se valer destas possíveis fragilidades para questionar o processo.

 

LUTO NAS ARTES

O Brasil perdeu Maria da Graça Costa Penna Burgos, a cantora Gal Costa, que nasceu em Salvador em 26 de setembro de 1945.

 

SOM BRASIL

Luto também pela morte do paulista Rolando Boldrin, de São João da Barra/SP, que nasceu em 22/10/1936, fez 86 anos. Quem é das antigas lembra da canção “Vida marvada” e dos programas de auditório.

 

FAKE NEWS

A página Larreta News, do instagram, anunciou em espanhol no final de semana que Lula da Silva (PT) havia morrido, quando ele estava descansando com a esposa Janja na Bahia. A tarja mostrava o ano de nascimento 1945 e a morte 2022. Quis o destino que esta fosse justamente a mesma data da despedida de Gal Costa, que faleceu neste dia 8 de Novembro.