Search

Tensão nos 5 dias que faltam para decisão do Governo e Presidência da República; candidatos na região Sul

SEMANA DECISIVA

A eleição nacional está uma loucura no país. Criação de factoides o tempo todo para tentar confundir o eleitorado. E não tem santos. Vem de todos os lados.

A campanha de Jair Bolsonaro (PL) havia capitalizado muitos pontos após o desempenho no debate da Bandeirantes (1º do segundo turno), em que, literalmente colocou o ex presidente Lula (PT) no canto do ringue e bateu. Isto estava refletindo nas ruas, ambas as campanhas já haviam identificado e as pesquisas também.

Depois disso, a campanha de Bolsonaro deu de graça para a campanha de Lula pelo menos 3 temas:

-A ida do presidente no podcast Paparazzo, em que falou das venezuelanas – “meninas bonitinhas de 14 a 15, arrumadinhas para ganhar a vida”;

-O anúncio de Paulo Guedes – de forma atravessada, de que iria desindexar o salário mínimo da inflação – que o governo tenta explicar;

-A prisão do aliado Roberto Jefferson, que atirou e jogou granadas em policiais federais, do PTB, partido que tinha no primeiro turno nada menos que Padre Kelmon como candidato a presidente, Daniel Silveira (PTB) candidato ao Senado (indeferido), e Fabrício Queiroz (PTB). A prisão de Jefferson o tornou leproso, estão todos querendo ficar longe dele.

As pesquisas coletadas entre 24 de Outubro e 26 de Outubro devem medir se estes fatos tiveram influência no resultado que interessa: a opinião dos eleitores.

 

FATO OU FACTÓIDE?

Como é comum entre todas as coordenações de campanha nesta reta final, temas que trazem desgaste/desconforto, precisam sair logo da pauta.

Não por acaso, o ministro da Comunicação de Bolsonaro, Fábio Faria, colocou em suspeição a falta de inserção de 154 mil chamadas de rádio do candidato do PL, especialmente na região Nordeste e apresentou a denúncia no TSE.

Se a informação for confirmada, deve ter uma repercussão, mas, sobretudo, punição a rádios que porventura tenham cometido este crime eleitoral.

 

PRÓ-JORGINHO

O candidato Jorginho Mello (PT) estará em Criciúma nesta quarta-feira (26) para um encontro suprapartidário em apoio a sua candidatura e a de Jair Bolsonaro (PL).  

 

NA REGIÃO

Décio Lima (PT), candidato da Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade), esteve e Chapecó e Florianópolis para defender sua candidatura e do ex-presidente Lula (PL). Expectativa de vinda nestes dias finais de campanha, sexta-feira (27) ou sábado (28).