Search

Em debate quente, governador é alvo; fim da trégua Amin x Jorginho; muito mais

DEBATE QUENTE, MOISÉS MAIS NERVOSO, E MUITA TENSÃO

Já na abertura do debate da Rádio Jovem Pan News, realizado nesta terça-feira (6), o candidato a governador Ralf Zimmer (PROS) abriu com uma crítica ao governador Carlos Moisés (Republicanos), que foi absolvido no caso de impeachment pelos votos políticos, mesmo com 5 votos dos juízes pela cassação. Moisés disse que Ralf estava bravo porque ele não apertou sua mão porque não “aperta mão de quem bate em mulher”. Zimmer aproveitou para se explicar sobre seu processo de separação e de absolvição da denúncia da Lei da Maria da Penha.

O governador Carlos Moisés (Republicanos) mostrou desconforto ao ser cobrado também por Gean Loureiro (União Brasil) por estar recebendo salário sem trabalhar e rebateu. Falou do escândalo de abuso de mulheres em gabinetes quando Gean era prefeito e do passeio a Cancun (México) ainda na pandemia.

O caso dos respiradores voltou a ser o tema mais explorado pelos adversários.

Ralf Zimmer (PROS), por conta do jeito de vestir na campanha, foi chamado de Zelensky paraguaio, alusão a um ‘presidente ucraniano falsificado’. E criticou ainda porque o governador convidou ao governo o deputado Romildo Titon (MDB), que no passado foi processado por corrupção. Chamou ainda o governador de thutchuca do MDB, pelo excesso de espaços dados ao partido.

Na despedida final, Jorginho Mello (PL), respondeu a provocação de Esperidião Amin (PP), que lembrou da indicação do diretor do DNIT/SC no governo Dilma. Lembrou que Lula recebeu apoio de Amin em 2006.

Jorge Boeira (PDT), além de defender seu projeto para Educação disse que irá acabar com os 14% de descontos dos servidores inativos, promovidos no governo Moisés.

Enquanto todos se engalfinhavam, Odair Tramontin (Novo), disse que é o candidato da paz, o candidato do futuro.

 

NÚMEROS DIVERGENTES

A pesquisa do Instituto Mapa em Santa Catarina foi bem diferente dos demais institutos. Mostrou os candidatos do PL (ao governo e senado) na frente e Carlos Moisés (Republicanos). Neste recorte, Jorginho Mello (PL) é o 1º; Moisés (Republicanos) o 2º; Décio Lima (PT) o 3º; Gean Loureiro (União Brasil) 4º; e Esperidião Amin (PP) e 5º.

Uma tomada anterior de outro instituto mostrava Gean Loureiro (União Loureiro) em segundo e perto de Moisés (Republicanos).

Na pesquisa IPEC, Moisés (Republicanos) liderava com Esperidião Amin (PP) e Gean Loureiro (União Brasil) o tecnicamente empatados.

 

COMEÇA 9ª POLVILHANA

Com feiras, exposições, desfiles, competições e shows totalmente gratuitos, a Polvilhana – Festa do Polvilho e da Banana, começa nesta terça (6), em Santa Rosa do Sul, com show nacional com a dupla João Bosco & Vinícius, e encerra dia 11. Na quarta-feira, feriado de 7 de setembro, as atrações iniciam às 9h, contando com desfile cívico, atrações culturais, esportivas, Festivais da Música e a Noite Católica abrilhantada com show do Frei Rinaldo Stecanella.

 

CHAPA QUASE CHEIA

O presidente da Câmara de Sombrio, Gean Albino (União Brasil), está apostando nas candidaturas de Márcio Búrigo (União Brasil) a deputado estadual, Ricardo Alba ((União Brasil) a federal, Gean Loureiro (União Brasil) a governador e Raimundo Colombo (PSD) ao senado. Na mesma linha de Loureiro, Albino não se manifesta sobre o voto a presidente.

 

ZE MILTON E GEOVÂNIA

Lideranças políticas, comunitárias e do setor pesqueiro em Passos de Torres se reuniram no domingo (4), na comunidade Rosa do Mar, para manifestar apoio às candidaturas de Geovânia de Sá (PSDB) a deputada federal e de Zé Milton (Progressistas) a deputado estadual.  Os dois parlamentares, que buscam a reeleição, também estão na coligação “Experiência para Servir Santa Catarina” (Progressistas/PSDB/Cidadania/PTB), que tem Esperidião Amin  como candidato a governador, Dalírio Beber a vice, e Kennedy Nunes senador.

 

PRESIDENTE DA ALESC

No primeiro dia como presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado Maurício Eskudlark (PL) recebeu lideranças políticas e empresariais do estado, manteve reuniões protocolares com diretores do Parlamento e concedeu entrevistas a emissoras de rádio.

 

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

A liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso no último domingo (4), que suspendeu o piso salarial da enfermagem, sancionado por Jair Bolsonaro (PL) e aprovado no Congresso Nacional no mês passado, no valor de R$ 4.750,00.

 foi repudiada pelo Presidente da Câmara de Balneário Gaivota, Fernando do Tide (União Brasil) e os demais 8 vereadores na sessão de segunda-feira (5).

Tomou posse por 30 dias o vereador Aldo da Silveira (PP), suplente do vereador José Ênio da Silva (PP), que pediu licença para resolver assuntos pessoais.  O vereador Felipe Agostinho dos Santos (PSDB), que estava de licença no mês de agosto, retornou a sua cadeira no legislativo.

 

FEIRA E MOÇÃO

Na noite desta segunda-feira, 05, o Poder Legislativo do Município de Araranguá aprovou Anteprojeto de autoria da vereadora Lena Périco (MDB), que pede a criação de uma Feira Anual Multissetorial (setores comerciais, industriais, agrícolas, culturais, dentre outros) e uma Moção de Reconhecimento, de autoria do vereador Nelson Soares (PDT), ao professor Rogério Henrique Gonçalves, o Chiquinha, formado em Educação Física licenciatura e bacharelado.

 

REDE SEM AULA NA SEXTA

A Administração Municipal de Araranguá, por meio da Secretaria de Educação, definiu que na sexta-feira (9), não haverá aula em toda Rede Municipal de Ensino. Trata-se de uma compensação pela participação e trabalho dos professores, servidores e alunos, no desfile do feriado alusivo ao 7 de setembro.

 

NOVA OUVIDORA

A Administração Municipal de Araranguá, conta com nova servidora para a Ouvidoria: Pamela Sá, que trabalhou em escritório de advocacia e estagiou no fórum de Araranguá.

 

TFD NÃO ATENDE SEXTA-FEIRA

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva informa que o setor de TFD não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (9).

 

PROJETO CAMINHO CERTO

O CRAS de Araranguá (Centro de Referência da Assistência Social) deu início em mais uma edição do Projeto Caminho Certo, que conta com nove participantes e tem como objetivo preparar os jovens e adolescentes para ingressar no mercado de trabalho, de acordo com a Legislação Brasileira de Proteção ao Trabalho Infantil. O curso será de 4 meses e as aulas serão realizadas às sextas-feiras na sala de encontros do CRAS. À frente deste trabalho, estão as técnicas de referência do PAIF (Programa de Proteção Integral à Família). 

 

SABATINA COM ADELIANA

A candidata a deputada estadual Adeliana Dal Pont (PSD) participa de uma sabatina com jornalistas da Amesc nesta quinta-feira (8).