Search

Ex prefeito e vereadores absolvidos de ACP do Ministério Público; PSDB indica Dalírio como vice de Amin; o dia “D” das convenções; e mais

IMPROCEDENTE AÇÃO NO MP CONTRA MINEIRO E 5 VEREADORES

O juiz Gustavo Santos Mottola julgou improcedente Ação Civil Pública que foi ajuizada pelo Ministério Público contra o ex prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (PSDB), 5 vereadores Everaldo Coelho Caetano (PSDB) – então presidente da Câmara, Edmilson Aguiar da Silva (PP), Márcio Macan (PP), Paulo Martins dos Santos Júnior – Chocolate (ex-MDB) e Maria Alice Luciano (ex-PSD) – e mais 6 indicados para cargos em comissão.

Ao final da sentença disse que “[…] não há prova da prática de ato de improbidade pelos requeridos, razão pela qual a improcedência da demanda é medida impositiva”.

O MP acusava os vereadores os 5 vereadores de troca de favores (cargos por apoio político) com o prefeito Mineiro, porque abriram 2 Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades – empréstimo de telas e palanques do ‘arrancadão de caminhões’ e direcionamento de servidores para comprar medicamentos e exames na farmácia e laboratório do ex prefeito, e depois arquivaram as investigações. 

O MP alegava ainda que o prefeito trocou o arquivamento das CPI’s pela indicação de 4 cargos pelo presidente Everaldo Chapelão, 1 para Edmilson, 1 para Márcio, e para Chocolate na Prefeitura, 1 para Maria Alice. Alegou ainda que os vereadores que votassem a favor do Avançar Cidades poderiam “escolher de que forma parte dos recursos seriam aplicados pelo município”.

O magistrado disse que “essa diversidade de ideias faz com que, em uma democracia, a negociação política seja o instrumento natural, necessário e salutar para a formação de uma base de apoio, que é essencial para a formação da maioria exigida no nosso processo legislativo”.

E ainda que “a indicação de pessoas (competentes é claro) que compartilhem os mesmos valores e visão para cargos de livre nomeação, acordos para aprovação ou rejeição de determinadas matérias, destinação de verbas para determinados projetos são alguns exemplos de instrumentos da negociação política”.

Mottola entendeu como natural a troca de partido de Mineiro, que deixou o PSD pelo PSDB, para passar a contar com maioria da base aliada no Poder Legislativo.

Resumindo: o MP acabou vendo “chifres em cabeça de cavalo”.

 

11 DECIDEM PELO 11

Enquanto isto, em Santa Catarina a Federação PSDB/Cidadania definiu caminho como vice de Esperidião Amin (PP). A chapa deverá ter ainda Kennedy Nunes (PTB) ao Senado. O PSDB deverá indicar um suplente e o PP outro ao Senado.

O número de delegados da federação é bem restrito. São apenas 11, do PSDB 8 e do Cidadania 3. Neste cenário, o Cidadania optou pelo caminho menos árduo, já que Carmem Zanotto (Cidadania) não queria ir com Moisés.

A Federação PSDB/Cidadania terá 30 candidatos a estadual e 17 a federal. Geovânia de Sá (PSDB) e Carmem Zanotto (Cidadania) terão a missão de manter 2 deputados eleitos ou uma delas fica de fora.

 

NA TERCEIRA VIA

Depois que a Federação PSDB/Cidadania definiu indicar o nome a vice da deputada Mara Gabrilli (PSDB) para chapa de Simone Tebet (MDB), o Podemos, abandonado por Sérgio Moro, que foi para o União Brasil/PR, definiu também se aliar a esta chapa.

 

CHAPA AO SENADO

O ex ministro José Fritsch (PT), quando esteve em Araranguá e foi entrevistado pela Post TV, disse que tinha voltado para o jogo para ajudar o partido. Agora, depois de ter encaminhado sua candidatura a deputado federal, o ex ministro da Pesca de Lula pode fazer novo gesto e ser 1º suplente da chapa de Dário Berger (PSDB) ao Senado.

Uma liderança do PT disse à coluna que o próprio presidente Lula da Silva (PT) telefonou para ex ministros e fez o pedido para que se candidatassem a deputados federais para fortalecer sua chapa em Santa Catarina. Fez o pedido a Fristch, que topou, mas chamou outros nomes como Vânio dos Santos (ex Caixa Federal) e Ideli Salvatti (3x ministra de Dilma), mas ela não teria topado. Agora, Ideli, se aceitar a indicação, será a 2º suplente.

 

LOUREIRO NA ESTRADA

O candidato a governador de Santa Catarina, Gean Loureiro (União Brasil), cumpriu agenda esta semana nas regiões da Serra e Alto Vale, acompanhado do candidato a vice, Eron Giordani (PSD), e do candidato ao Senado, Raimundo Colombo (PSD). Depois foi a Presidente Getúlio, Ibirama e Rio do Sul (indústria de peças e componentes para o setor de bicicletas), onde, acompanhado do prefeito José Thomé (PSD), teve encontro com candidatos a deputados estaduais e federais do PSD e União Brasil e empresários. Nesta sexta-feira (05) Gean estará em Ituporanga e Taió.

 

SEM CHANCES

De acordo com Rodrigo Minotto (PDT), que busca reeleição para deputado estadual, a candidatura de Jorge Boeira (PDT) é “irreversível”.

Em agenda no Sul do estado, o pré-candidato a governador Jorge Boeira (PDT), esteve no Hospital São José, em Criciúma, reuniu-se com a diretoria e se atualizou sobre a realidade das instituições filantrópicas.

 

SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA EM TURVO

Projeto Travessias Urbanas, pavimentação na comunidade de Poço da Lontra e federalização da BR-285 (que terá aumento de fluxo de veículos) estiveram na pauta da visita a Turvo do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade em Santa Catarina, Thiago Vieira, na quinta-feira (04).

 

DEPUTADO EM GAIVOTA

Quem esteve em Balneário Gaivota nesta quinta-feira (4), foi o deputado estadual Volnei Weber (MDB), que foi conferir a execução das emendas que indicou para o município – infraestrutura, parques nas escolas e um carro zero Km para a Secretária de Turismo.

 

PARA EVITAR RISCOS

Depois da matéria trazida em primeira mão pela Post TV e Jornal Enfoque Popular, apontando os problemas estruturais do prédio, o Estado emitiu um comunicado explicando a mudança provisória do atendimento da Delegacia Regional de Polícia, Ciretran e DPCami de Araranguá, a partir desta sexta-feira (05). “A medida se faz necessária por questão de segurança em atendimento a um laudo técnico da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, que determina a desocupação temporária do espaço até a realização de um estudo definitivo a respeito da situação estrutural do prédio”, diz parte da nota.

 

APOIO A LULA

André Janones, do Avante, desiste para apoiar Lula, do PT. Em Santa Catarina, o Avante apoia Carlos Moisés (Republicanos), que fez questão de desmentir uma fake News (montagem que apontava para apoio a Lula).

 

OS ROLOS DO PROS

Com Marcus Holanda no comando nacional, o PROS teria Pablo Marçal a presidente e Ralf Zimmer a governador em Santa Catarina. Com Eurípedes Jr. presidente o apoio vai para Lula (PT) e em Santa Catarina o partido pode mudar de caminho.