Search

CONVENÇÕES: MDB COM REPUBLICANOS, PP VAI DE AMIN E UNIÃO BRASIL DE GEAN; PL LANÇA CHAPA BOLSONARO – BRAGA NETO; E MAIS

CALENDÁRIO DE CONVENÇÕES

 

MDB DEFINIU IR COM CARLOS MOISÉS

As movimentações começaram na manhã de sábado (23) na Assembleia Legislativa com o início das convenções do MDB, para escolha entre as teses de ter candidato a governador – Antídio Lunelli, a vice-governador – Udo Dohler, e entre 2 pré-candidatos Senado – deputados federais Celso Maldaner e Rogério Peninha.

Apurados os votos, Dohler foi vencedor com 276 x 193 de Lunelli e será vice de Moisés (Republicanos). Celso Maldaner fez 262 x 205 de Peninha e foi indicado para vaga ao Senado, enquanto Rose Maldaner disputa cadeira a estadual e o jornalista Rafael Pezenti, assessor de Peninha, disputa caga a federal em seu espaço.

Antídio falou na tribuna que os prefeitos haviam sido comprados pelo governador Moisés, e que a bancada de deputados é uma bancada de traidores. 

Ao final, inconformado, Lunelli, tenta impugnar a inscrição do ex-prefeito de Joinville na convenção. Não irá prosperar, por causa de um apego material. Tem documento informando a inscrição a pedido da bancada.

Ainda que passasse, seria uma tragédia maior tentar vencer no tapetão e achar que o MDB o seguiria nesta candidatura. Seria um candidato sem time. O mais sensato agora é buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa e esperar a próxima eleição para buscar candidatura própria a governador já que não haverá Moisés e Dohler não deverá ocupar este espaço.

Udo Dohler, depois de vencer as convenções foi esperar Moisés para entrarem juntos na convenção do Republicanos.

 

PREFEITO DE ORLEANS​ APOIA A MOISÉS

Com representantes de diversos partidos presentes à convenção do Republicanos, que oficializou a candidatura de Carlos Moisés à reeleição, foi o prefeito de Orleans, Jorge Koch – presidente da FECAM, quem discursou em nome dos 99 gestores municipais do MDB.

“Carlos Moisés, tu és governador porque as multidões te arrastam. O MDB não poderia falhar neste momento. Udo Döhler, de Joinville, muito ​obrigado por estar conosco. Eu não tenho dúvidas de que a vitória é nossa”, discursou Koch.

Koch é defensor do apoio a Moisés de longa data e, na convenção do MDB, votou pela aliança com o governador, o que acabou se concretizando.

Udo Döhler, empresário e ex-prefeito de Joinville, será o candidato a vice. Além do MDB, a convenção também teve discursos de prefeitos do Republicanos (Diogo Maciel, de Canelinha) Podemos (Mário Hildebrandt, de Blumenau), PP (Antônio Rodrigues, de Balneário Barra do Sul), PSD (Arão Josino, de Ascurra) e PSDB (Marcos Pedro, de Luiz Alves).

O ex-prefeito de Araranguá e ex deputado Manoel Mota (MDB), a deputada Paulinha (Podemos), e diversas autoridades passaram pelo evento.

 

MDB DA AMREC NÃO TERÁ CANDIDATO

Sem Karem Moura, que desistiu, pela primeira vez da história democrática, o MDB da região da Amrec não terá candidato a deputado estadual. Terá dois federais, Vampiro e Ada de Lucca. A notícia é boa para Tiago Zilli (MDB), que recebeu apoio do MDB de Criciúma em seu projeto em busca de uma cadeira na Alesc.

 

PODEMOS COM CARLOS MOISÉS

Mais cedo, sábado (23), na Assembleia Legislativa, o Podemos definiu que irá apoiar a reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos). Lançou chapa de deputados federais e estaduais, e deixou aberta a possiblidade de ter uma vaga ao Senado, para o deputado estadual Nazareno Martins, que abriu vaga para o filho Camilo Martins disputar cadeira no parlamento catarinense, ou então o deputado federal Rodrigo Coelho.

 

PSC COM MOISÉS

O Partido Social Cristão (PSC) declarou sábado (23) apoio à candidatura do governador Carlos Moisés (Republicanos), através do presidente Fábio Rezes, no plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

 

A CHEGADA COM UDO

À noite, Carlos Moisés e a esposa Késia chegaram a Assembleia Legislativa, se encontraram logo na entrada com Udo Dohler.

Aliás, este encontro havia entre ambos havia acontecido antes no Festival de Dança em Joinville e depois na Fiesc, antes mesmo das convenções.

 

PP VAI DE AMIN

No Progressistas, o senador Esperidião Amin (PP) manteve a palavra e inscreveu seu nome como candidato a governador. A vaga de vice fica em aberto, assim como a vaga de senador. O prazo de registro de candidaturas é 15 de Agosto, embora as convenções encerrem dia 5 de Agosto.

O PP apresentou chapa cheia com 17 candidatos a deputado federal e 41 estaduais. O Sul terá Valmir Comin a federal; além de três nomes a estadual: Pepê Colaço, pela Amurel; Fernando Crecetta, pela Amrec; e Zé Milton (PP), pela Amesc, que tenta sua 4ª eleição.  

A candidatura a deputado estadual de Zé Milton foi homologada sábado (23), no Hard Rock Live, em São José, com a presença de um time de 400 pessoas de 48 municípios. A proximidade com o Governo do Estado deu muito prestígio a Zé Milton, que era líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa. Situação que deve mudar agora que o PP tem Amin como candidato.

 

KENNEDY AO SENADO

O time de bolsonaristas e conservadores aclamou Kennedy Nunes (PTB) ao Senado. Todos os pré-candidatos tiveram tempo na tribuna para expor suas falas. Um vídeo que contou a trajetória do PTB de Abril de 2021. Foi aprovado apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e uma chapa cheia com 41 deputados estaduais e 17 federais, e a liberação para continuar  buscando coligação com partidos que não são de esquerda. A primeira e segunda suplência ficam em aberto até 5 de agosto.

 

CHAPA UNIÃO/PSD/PATRIOTA

A coligação de Gean Loureiro (União Brasil), Eron Giordani (PSD) e Raimundo Colombo (PSD), que tem ainda o Patriota, ainda tem 2 vagas em aberto, que são as 1ª e 2ª suplências do Senado.

Entre os pré-candidatos do Sul está o deputado estadual Felipe Estêvão (União Brasil), que disputa a reeleição. De Criciúma, pelo Patriota, disputa uma vaga a ex-vereadora Tati Teixeira.

 

PROS EM EBULIÇÃO

O presidente Euclides Pereira Neto recuperou o comando do PROS 90 após ter sido destituído da presidência por uma intervenção do Diretório Nacional.

Uma liminar da Justiça Estadual devolve o poder a todo o Diretório Estadual que tem mandato até 24/02/2024.

A decisão afasta o advogado Jeferson Rocha, que havia sido colocado no posto pelo presidente nacional Marcos Vinicius de Holanda em Março de 2024.

A mudança deve tirar de campo o defensor público Estadual, Ralf Zimmer Junior, pré-candidato ao governo do Estado.

A ideia é recorrer via Diretório Nacional para tentar manter o que estava programado.

 

NOVO HAVIA FEITO

O Partido Novo já havia feito a convenção e lançado Odair Tramontin (Blumenau) a governador; Ricardo Althoff (Criciúma) a vice; e Luiz Barbosa Neto (Florianópolis) a senador; além de 13 candidatos a deputados federais e 31 estaduais.

 

CHAPA PURA BOLSONARO – BRAGA NETO

Jair Bolsonaro (PL) recebeu 204 votos dos convencionais do Partido Liberal e será candidato à reeleição com seu ex ministro, o general Walter Braga Neto (PL) como candidato a vice-presidente.

Em princípio, além do PL, na coligação devem estar Progressistas, Republicanos e PTB.

O senador Jorginho Mello (PL) marcou presença na convenção do PL, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, que formalizou a candidatura do presidente Bolsonaro à reeleição.

 

CIRO SEM VICE

Dia 20 de Julho, Ciro Gomes (PDT) havia sido primeiro candidato a presidente confirmado por convenção partidária. Deixou a ata aberta e a critério da Executiva a indicação do vice-presidente na chapa.

 

JANONES SEM VICE

Dia 23 de Julho, em Minas Gerais, foi a vez do deputado federal André Janones (Avante) ter sido proclamado como presidente da República.