Search

MDB em peso no evento do Republicanos para Moisés; o deadline da Frente de Esquerda; e mais

ATO DO REPUBLICANOS PARA MOISÉS VIRA SUPRAPARTIDÁRIO

O Arena Hard Rock Live Café, em São José, sábado (2), foi palco do evento organizado pelo Republicanos para lançamento da pré-candidatura de Carlos Moisés da Silva.

O evento contou com a participação ainda do Podemos, Democracia Cristã, Avante, aliados já declarados do governador, mas tinha gente de vários partidos que tem candidatos a governador, como União Brasil e PSD (de Gean Loureiro) e PL (de Jorginho Mello), e ainda do PP (em que Amin tenta se viabilizar), MDB (que havia tirado apoio a Moisés, mas Antídio cisma em dizer que será candidato), e PSDB (que ainda não se decidiu entre Moisés ou outro projeto).

O fato é que casa dividida não resiste nas batalhas. Talvez este tenha sido o maior trunfo até aqui do governador. Ao invés de ter escolhido um partido grande para se abrigar, preferiu ter “pedaços de vários partidos” lhe apoiando.

Prova disto é que Joares Ponticelli (PP), prefeito de Tubarão, será coordenador de Moisés no Sul e vários prefeitos estarão com o governador.

Outro que discursou em favor de Moisés foi o ex governador Eduardo Moreira (MDB), que falou em nome vários deputados que estavam no “comício”, que são do partido, mas, colocaram o adesivo do R-10 no peito. Era possível ver Moacir Sopelsa (presidente da Assembleia Legislativa), Romildo Titon, Mauro de Natal, Jerry Comper, Dirce Heiderscheidt e Luiz Fernando ‘Vampiro’ Cardoso (que saiu correndo do lançamento de Zilli em Araranguá) no palanque do governador.

O mais de entender foi a presença no evento do governador de Edinho Bez, presidente do MDB, após discursos efusivos em Araranguá pela manhã de apoio a Antídio Lunelli como candidato.

Em Araranguá o ex deputado federal Ronaldo Benedet chegou a elencar sua chapa para estas eleições: “Tiago Zilli a estadual, Vampiro a federal, Antídio a governador, Celso Maldaner a governador e Simonet Tebet a presidente”.

Aliás, antes mesmo de Antídio discursar em Araranguá, quem discursava não falava nele. Por outro lado, a presença dele inibiu discursos em favor da eleição de Moisés.  

 

QUEM VENCE A ‘QUEDA DE BRAÇO’ NO MDB?

O presidente do MDB de Santa Catarina, Edinho Bez, esteve no lançamento da pré-candidatura à reeleição do governador Carlos Moisés.

“Nós temos 10 deputados e não há como fazer uma campanha sem ouvi-los. Há uma grande parcela dos nossos companheiros presentes que defende a reeleição do governador. Onde o MDB estiver é minha obrigação se fazer presente, mas quem vai decidir nossa posição será a convenção dia 23”, disse o presidente durante o evento.

Ao mesmo tempo Lunelli tentava se viabilizar e fazia evento em Jaraguá do Sul para 1500 pessoas. De Araranguá a Jaraguá, o empresário foi de helicóptero.

 

APOIO DECLARADO

Estima-se em torno de uma centena de prefeitos, mais de 2 mil pessoas presentes em São José. A deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), uma das maiores entusiastas do estilo municipalista de governar de Moisés, e que foi sua líder na Alesc, disse:

“No pré-lançamento da campanha do Moisés, não era sobre recursos, novas obras, por mais que estejamos vivendo um momento único da história de Santa Catarina. Também não era sobre partidos políticos. Era sobre futuro, sobre esperança, sobre a nossa gente”.

 

FRENTE DEFINE DIA 6 DE JULHO

Pelo que está combinado entre os partidos, quarta-feira (6/7), em Florianópolis, será apresentada a chapa majoritária da Frente de Esquerda (ou Democrática) e a data da convenção conjunta.

A foto de Denner Ovídio mostra os presidentes dos partidos da Frente (PT, PDT, PSOL, PC do B, Solidariedade e Rede), na sexta-feira (1/7), na sede do PT da capital, quando definiram a data limite para o anúncio oficial dos nomes a majoritária do chamado campo Democrático para as eleições 2022.

Na reunião, os presidentes Décio Lima (PT), Manoel Dias (PDT), Douglas Mattos (PCdoB), Mário Dutra (PSOL), Osvaldo Mafra (Solidariedade) e João de Deus Medeiros (Rede, em exercício).  O presidente do PSB, Cláudio Vignatti, não está na foto, mas participou virtualmente e o presidente do PV, Guaraci Fagundes, justificou a ausência.

 

REUNIÃO DO PL

Na tarde quinta-feira (30/06), no Hotel Faial, em Florianópolis, em uma reunião fechada do Partido Liberal, participaram todos os pré-candidatos ao lado de Jorge Seiff ao Senado e Jorginho Mello ao Governo. Todos puderam apresentar as ideias e região que irão defender e suas expectativas.

Andresa Ribeiro apresentou-se como representante do Vale do Araranguá em busca de uma vaga e de aumentar a representação feminina na Alesc.

Em pauta ainda alinhamento de estratégias, de expectativas, alinhamento político, de Marketing e aspectos jurídicos.  

A pré-candidata Andresa Ribeiro foi para o evento acompanhada do marido, Eloir Ribeiro, que foi candidato a vice-prefeito de Araranguá em 2020, e de seu coordenador de campanha Rone Guimarães.

 

SEGUNDA DUPLA

O Partido Novo indicou o empresário de Criciúma Ricardo Althoff como nome para compor como vice na chapa do Promotor Odair Tramontin, que é de Blumenau.

A primeira dupla anunciada foi Gean Loureiro (União Brasil) e Eron Giordani (PSD).

 

PERTO DE ACABAR?

Depois da nota da coluna de que o ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio deu novo prazo para a conclusão das obras da Serra da Rocinha, Novembro, após as eleições, um empresário de Timbé do Sul encaminhou a seguinte mensagem:

“A mentira mais deslavada que já vi.  Pede para ele vir até Timbé e conferir”. Vai avançar muito de 2023. E ainda tem o lado gaúcho, que nem previsão tem.

 

PARA FECHAR

  • O lançamento da pré-candidatura de Marcos Vieira (PSDB) a deputado estadual em Maravilha, garante um nome a menos na busca de uma vaga na chapa majoritária no PSDB (que já teve Clésio Salvaro, Geovânia de Sá, Vinícius Lummertz, Paulo Bauer) – apenas Dalírio Bebber e Leonel Pavan ainda são ‘vagamente lembrados’;
  • Coordenador de Gean Loureiro (UB), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), mirou no PT, lembrou do caso “Celso Daniel”, se coloca como o mais anti-PT, e busca ser o nome de Bolsonaro no Estado;
  • O Republicanos, que tem Motinha como pré-candidato a estadual na Amesc, tem Jefferson Monteiro pela Amrec;
  • O pré-candidato a deputado estadual Daniel Netto Cândido (Podemos) – ex-prefeito de São João Batista e ex adjunto da Secretaria de Assistência Social – montou um time de lideranças na região da Amesc, sob o comando de Juliandro Coelho Jacques (ex presidente do PTB), que faz parte da coordenação estadual da campanha;
  • Nesta segunda-feira (4), a pré-candidata a deputada estadual Júlia Zanatta (PL) estará no Programa Pânico, na TV Jovem Pan.;
  • Na noite de quinta-feira (30) Rosa Nagel organizou um Arraiá junino e reuniu profissionais da Rede de Educação com o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB), que disputa cadeira de deputado federal;