Search

Tano no comando do PSD de Araranguá; Jacinto mais perto do PSD; e os bastidores do atrito entre PP e PDT

PSD DE ARARANGUÁ TEM NOVO COMANDO

Jairo do Canto Costa (PSD) estava em viagem desde quinta-feira (26/5) e, por isso, não participou da reunião que definiu os rumos do PSD de Araranguá. O partido passa a ser comandado pelo vice-prefeito Cristiano da Silva Costa, o Tano, e uma nova Comissão Executiva Municipal.

A reunião que aconteceu no Restaurante Espetão no final da manhã de sexta-feira (27/5), foi muito prestigiada. Contou com a presença dos deputados federal Ricardo Guidi e estadual Júlio Garcia; secretária geral estadual Gisela Scaini; coordenador regional Everaldo “Beno” Martins; vereadores araranguaenses Paulinho de Souza e José Carlos da Rosa (Neno Fontoura); suplentes de vereador Marcos Silva (Mano do Morro), Evandro Conceição, Nilson Costa (Professor Tainha) Jacinto Dassoler (Belo) e Jair Ferraz (Jair da Bala); além do ex prefeito de Araranguá, Enio Rosa de Souza; secretário de Agricultura de Morro Grande, Valdionir Rocha (Valdo); e entre outras lideranças.

A nova Executiva do PSD costurada pelo novo presidente, Tano Costa, que é ligado ao deputado Júlio Garcia, tem como vice-presidente o suplente de vereador Adão Vieira dos Santos (Vidrinho); como 1º tesoureiro Aldryn Luciano de Souza; e como 2º tesoureiro Antônio Edson Raupp.

Como vogais estão Antônio Pereira (Tonhão); Fabrício Silveira; Diego Xavier; Sérgio Fernandes; Vicente Marcon; Leneza Della Krás; Evandro Conceição; José Luiz Eckert; Janieri Dassoler e Marcos Pereira da Silva (Mano do Morro).

 

ALIADOS DE TANO NO GOVERNO

O vereador Jacinto Dassoler segue no Progressistas, onde ficou com a 2a suplência de vereador nas eleições 2020, quando o PP elegeu 4 vereadores.

Ele tem relação com o PSD. Fez campanha para Ricardo Guidi, eleito deputado federal em 2018. Dassoler não escondia o descontentamento com os rumos do PP, que acusava ser um partidos que tinha donos (Mariano Mazzuco e Daniel Viriato). Isto fez com que tivesse uma campanha sem engajamento a chapa majoritária de Daniel (PP) e Anísio (PDT).

Tano Costa era vereador do PP em 2016, mas também se afastou do partido e decidiu sair do PP por discordar da liderança. A gota d’água foi a decisão do então presidente da Câmara em 2018, Daniel Viriato, de disputar a reeleição, enquanto Tano defendia apoio a Jacinto Dassoler.

Esta aproximação entre Tano e Jacinto seguiu, embora apenas Tano tenha decidido sair do PP, ir ao PSD, virar candidato a vice-prefeito e ser eleito junto com o prefeito César Cesa (MDB) para comandar Araranguá.

Recentemente, Dassoler foi indicado por Tano Costa (PSD) para ocupar a diretoria de Agricultura de Araranguá. Em seguida, o 1º suplente do PP, José Paulo Roldão, também foi indicado para ocupar a diretoria de Obras.

Por isto, não causa estranheza a indicação de Janieri Dassoler, filha de Jacinto, para ser vogal na nova Executiva do PSD.

O suplente de vereador Fabrício Silveira pelo PP, filho do recém falecido Otávio Lindomar Souza Silveira, fo i para o PSD e é vogal na nova Executiva. Ele já estava na assessoria de Neno Fontoura (PSD).

 

GEROU REAÇÕES DO PP

Os leitores da coluna também souberam que o Progressistas de Araranguá, em comunicado assinado pelo presidente José Márcio Scarsanella, o Márcio Tubinho, notificou Weliton Pereira (PP), membro de seu Diretório, para saber qual suas intenções futuras no partido. Na verdade, não será outra senão sair do PP, já que Pereira assumirá a diretoria de Indústria e Comércio de Araranguá. Ele é filho do suplente João Abílio Pereira (PDT). O PP alega que também irá notificar Jacinto e Roldão.

 

RUSGAS DO PÓS-ELEIÇÃO

Outra informação que deverá agitar os bastidores políticos de Araranguá é que um suplente de vereador do Progressistas tenta cassar a chapa do PDT por causa das mulheres que foram para a disputa. A alegação é que não foi uma chapa para preencher a cota de 30% e nada mais. O PDT elegeu Diego Pires e Nelson de Souza. Só para lembrar, PP e PDT não só eram aliados nas eleições de 2020, como formaram a chapa majoritária que acabou perdendo as eleições para César e Tano.