Search

Quem será a nova rainha da Festa do Colono de Maracajá?

A Administração Municipal de Maracajá, por meio da Comissão Organizadora (CCO) da 29ª Festa do Colono, promoveu na quinta-feira, dia 21, feriado nacional, o primeiro encontro das candidatas à rainha e princesas da festa.

Um total de 15 candidatas, representando 14 comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Maracajá, vão disputar o título deste ano. A diferença entre quantidade – de candidatas e comunidades – se dá por conta da decisão da indicação das gêmeas Raissa e Maissa Sottana Cichela para representar o Espigão da Toca. 

O encontro das meninas aconteceu no Parque Ecológico, onde foram recepcionadas pela presidente da comissão, a secretária de Administração e Finanças, Rejane Pereira, pela vice-presidente, Gisele Dal Pont, pela diretora de Assistência e Bem-Estar Social, Cleiane Pereira, pela chefe da divisão de ensino, Odécia de Souza, pela segunda-dama, Lana Rocha, que no evento também estava representando a primeira-dama, Claudete Brambila, que estava em Porto Alegre, acompanhando o nascimento da neta.

Na primeira atividade da tarde, as meninas foram fotografadas individualmente e também fizeram fotos coletivas. Os registros serão usados nas divulgações da Administração, em redes sociais e demais mídias.

Após a sessão de fotos, já no Centro de Eventos Jerivás, as meninas puderam se conhecer um pouco mais, onde se apresentaram e falaram da comunidade que representam. Logo depois, conheceram os cabeleireiros e maquiadores que serão responsáveis por embelezá-las no dia do baile. Também receberam orientações sobre como serão os ensaios, entre outras instruções. 

“O vestido, cabelo e maquiagem é oferecido pela Administração e todas terão um “dia de princesa” antes da grande noite”, explica a presidente da CCO, Rejane Pereira.
Até o dia do desfile elas terão cinco ensaios, que serão coordenados pela digital influencer e designer de moda, Tamires Lucietti.
A atual rainha da festa, Edna Schmitz, da comunidade de São Jorge, participou do evento e contou um pouco da sua experiência para as candidatas.

“Além da beleza, os jurados também avaliam simpatia e desenvoltura no palco, por isso é importante que vocês compareçam a todos os ensaios. Se empenhem bastante, pois vocês estão representando toda uma comunidade. Aproveitem cada momento, pois é uma experiência única, divertida e que jamais será esquecida”, relatou.

 

Momento Histórico
Em seguida, a professora, chefe da divisão de ensino e doutoranda, Odécia de Souza, contou um pouco da história do município de Maracajá, abordando aspectos históricos, políticos, culturais, sociais e econômicos. A história da Festa do Colono foi apresentada em um audiovisual, onde mostrou as mudanças realizadas no decorrer dos anos.

As candidatas foram presenteadas com um livro da professora Odécia:

“Espaço de Educação e Identidades: Festa do Colono de Maracajá”. Um livro que aborda a Festa do Colono de Maracajá como espaço de múltiplas relações identitárias e experiências de educação não formal.

 

Confraternização
O prefeito Anibal Brambila chegou ao evento pouco antes do encerramento e falou sobre o trabalho que a Administração e toda equipe organizadora está fazendo, para ser uma grande festa.

“Estamos trabalhando intensamente para que seja um momento inesquecível para cada uma de vocês”, disse. Brambila salientou que o objetivo principal da Festa é homenagear o colono. “Vamos manter a originalidade da festa, mas também vamos agregar atrações para todos os públicos. Será uma festa linda”, finalizou.

 

Baile da Festa 
O baile com a escolha das soberanas da Festa do Colono, encerra as atividades festivas em comemoração ao aniversário de 55 anos de Maracajá. O baile acontece no dia 14 de Maio, a partir das 19h30min, no Ginásio anexo ao Centro Esportivo Antônio da Rocha, com a animação da banda Terceira Dimensão. As três primeiras colocadas receberão um prêmio em dinheiro.

 

Festa do Colono
A 29ª Festa do Colono de Maracajá acontece no último final de semana de julho (29 a 31). A programação inclui gastronomia, show nacional, regional e local, brinquedos infláveis, exposições, olimpíadas rurais, atrações culturais, desfile de máquinas e carros alegóricos, exposição de boi carreiro e muito mais. Um dos diferenciais da festa deste ano estão os shows nacionais e o I Encontro de Caminhoneiros, com procissão motorizada.

Para abrilhantar a festa, haverá na sexta-feira, dia 29 de julho, show nacional da dupla Cezar & Paulinho, uma das mais tradicionais duplas da música sertaneja do Brasil, com mais de 40 anos de carreira.

Já no sábado, dia 30/07, haverá show humorístico, com Badin o Colono e Bonde Sertanejo.