Search

NAATZ APONTA IGOR BATISTA; MOVIMENTAÇÃO DE PRÉ-CANDIDATOS; COLOMBO/AMIN/SALVARO; E MUITO MAIS

IVAN NAATZ: “O CANDIDATO DO PL DE ARARANGUÁ É O IGOR”

Um ingrediente novo ao ambiente da escolha do nome do Partido Liberal para a disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi colocado pelo líder da bancada do PL no parlamento catarinense, o deputado estadual Ivan Naatz. De acordo com ele, a principal liderança do PL de Araranguá precisa ser ouvida em relação à escolha.

“Igor Batista só não será candidato nestas eleições se ele não quiser. Se ele quiser ser candidato a deputado federal será. Se quiser ser candidato a estadual a vaga é dele”, garante Naatz em contato com a coluna.

O deputado garante que Igor tem aval do partido para ser candidato, que trocou o PV pelo PL a seu pedido quando era vereador e depois colocou o nome à disposição para ser candidato a prefeito de Araranguá quando Primo Júnior desistiu de concorrer.

“Temos gratidão pelo que o Igor fez, e ele só não irá para a disputa se não quiser”, reafirma.

 

ESTADUAL É MAIS VIÁVEL

O fato é que Igor Batista se colocou à disposição para ser pré-candidato a deputado federal em dobradinha com Ivan Naatz, de quem é assessor parlamentar.

Depois que Márcio Búrigo deixou o PL e foi ao União Brasil não restou outra alternativa que não fosse buscar um nome para esta vaga.

Se o prefeito de Meleiro Eder Mattos (PL) tivesse renunciado para ser ele o candidato, neste caso, teria aval do senador Jorginho Mello (PL), presidente estadual do partido. Como declinou o PL buscou opções em Adércio Velter e Andresa Vitorino (Araranguá) e André Fernandes (Sombrio).

Caso esta indicação de Ivan Naatz se consolide, o PL já não teria mais este problema pra resolver, até porque é mais viável para Igor ser 1 dos 41 nomes a estadual do que 1 dos 17 federais. Com a chegada de Daniela Reinehr, Coronel Armando, Daniel Freitas e Caroline de Toni, a chapa federal, que já tem Júlia Zanatta, pode ter ficado muito robusta. Dificilmente haverá espaço para candidato da Amesc a federal quando Criciúma já tem Daniel e Júlia.

 

ENCONTRO DE PRÉ-CANDIDATOS

O pré-candidato a deputado estadual Tiago Zilli (MDB) participou na terça-feira (19) de uma capacitação promovida na capital do Estado para os pré-candidatos a deputado estadual e federal do partido nestas eleições. Presença de mais 50 lideranças de todas as regiões do estado. O evento tratou da estrutura eleitoral, redes sociais, organograma e mapeamento eleitoral de campanha.

Paralelo a isto, Zilli, ex-prefeito de Turvo, trabalha para buscar apoio de lideranças de outras cidades catarinenses em busca de uma vaga no parlamento. Tiago quer fazer com que o MDB volte a ter deputado e ampliar representação política na região do Vale do Araranguá.

 

MDB NO GOVERNO BRAMBILA?

O vereador Matias José Matias (PDT) solicitou a presença do novo Administrador do Parque Ecológico Maracajá, Edinei Pedro Rocha (MDB), em uma sessão da Câmara de Vereadores para fazer um balanço de sua atuação desde Março. O ex vereador Edi é servidor efetivo no município no cargo de agente de esporte e agora foi deslocado para ocupar este cargo comissionado.

Esta nomeação vem depois dos rumores de que o governo do prefeito Anibal Brambila (PSD) e Volnei Rocha (Republicanos) estaria se aproximando do MDB, que foi adversário nas eleições de 2020.

 

COMO FICA O MOTÃO?

O acordo de 2018 entre o ex deputado estadual Manoel Mota (MDB) rendeu a participação no gabinete do deputado estadual Volnei Weber (MDB). Agora, com o filho Marco Antônio Mota (Republicanos) como pré-candidato a deputado estadual, Mota deverá decidir entre seu familiar e o parceiro de São Ludgero.

À Post TV, Weber disse que espera gratidão, mas que também já fez seu caminho na região Sul do Estado e que pode andar com as próprias pernas, num recado direto ao ex deputado.

 

CÂMARA VAI AOS BAIRROS

O Projeto Câmara na Comunidade foi ao Bairro Sanga da Areia, em Araranguá, para ouvir as prioridades da população local.

 

REUNIÃO DE PSD-PSDB-PP

Em uma analogia à Copa do Mundo, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) falou do encontro de terça-feira (19) com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), e o senador Esperidião Amin (PP):

“Nós estamos vivendo uma fase de trocas de ideias, de avaliação de cenários. […] você começa com as fases das eliminatórias, com a escalação dos jogadores […]. Estamos em uma fase em que se conversa muito, mas se decide pouco”.

Sobre a possibilidade de uma parceria disse que “pretende colaborar, oferecer a sua experiência para o futuro de Santa Catarina.

“Já demonstrei em minhas atitudes que eu consigo superar a questão de ambição e assumir a responsabilidade da missão de servir”.

A dedução é que Colombo não tem problema em não ser o cabeça-de-chapa.

 

PSDB COM CHAPA PURA

O ex governador Leonel Pavan (PSDB) não descarta a possibilidade de lançar até mesmo uma chapa pura. Citou os nomes de Enori Barbieri (ex secretário de Agricultura e presidente da Cidasc) e Bruno Bortoluzzi (ex prefeito de Xanxerê) como possíveis nomes para composição.

 

CAPACITAÇÃO DO SOLIDARIEDADE

Dia 14 de Maio, em Itajaí, o Solidariedade de Santa Catarina realiza o curso mandatários no estado, dirigido especialmente aos pré-candidatos e seus coordenadores de campanha, que complementa o conteúdo de capacitação online disponível na plataforma de ensino à distância.

Entre os temas “normas do pleito e prestação de contas, planejamento de campanha, marketing político e redes sociais”.

Antes do início do curso, às 8 horas, integrantes da nominata estadual e federal participam da reunião da Executiva Estadual presidida por Osvaldo Mafra.

 

PLANO DE CARREIRA DOS MILITARES

O deputado estadual Sargento Lima (PL) cobra do governador Carlos Moisés (Republicanos) o envio para a Assembleia Legislativa do projeto de lei com o Plano de Carreira da Polícia Militar e Bombeiros Militares. O tema está em debate há 1 ano e até agora nada.

Lima oficiou o Comando Geral da PM para questionar sobre a conclusão do plano de carreira e recebeu resposta do tenente-coronel Hebert Silva Filho de que o plano foi finalizado e depende de análise das Secretarias.

 

DEPUTADO COBALCHINI A FEDERAL

Um dos nomes entre os 17 nomes a federal do MDB será o deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB). Ele fez um evento expressivo e suprapartidário em Caçador para lançar sua pré-candidatura com a presença de lideranças de mais de 20 municípios do Meio Oeste e Planalto Norte, como o prefeito de Lebon Régis, Douglas Mello (PDT).

 

ISMAEL VAI A FEDERAL

Ismael dos Santos (PSD), de Blumenau, é aquele deputado que em 2002 foi o mais votado a deputado estadual então pelo PSB, com 59.566 votos, e ficou de fora da lista de eleitos porque o partido não fez votos suficientes para garantir uma cadeira. Ele aprendeu a fazer eleições, passou por diversos partidos (PSDB, PT, PFL, DEM, PSD) e está em seu terceiro mandato como deputado. O que não mudou é a vinculação da Igreja Assembleia de Deus (IAD). E o deputado aproveita um vácuo que se abre após a IAD ter retirado apoio a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) para buscar vaga a Câmara Federal.

Não será uma eleição tão simples já que os partidos não poderão se coligar na chapa proporcional e cada time que terá que fazer sua própria votação para garantir as cadeiras. A tendência é que o PSD, a depender do cenário, busque 3 a 4 cadeiras. Para esta missão o PSD tem 3 deputados que buscam a reeleição: Hélio Costa, de Florianópolis, Darci de Mattos, de Joinville, e Ricardo Guidi, de Criciúma. Havia a expectativa de que Napoleão Bernardes fosse a federal, mas ele mudou de planos e busca cadeira na Assembleia Legislativa.

A indicação do prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (MDB), como um dos coordenadores regionais de campanha mostra que Ismael buscará parcerias em vários partidos, com ênfase no segmento evangélico. Ismael, que foi 12 anos como vereador de Blumenau, declarou apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).