Search

PSDB tem nome para governador; costura entre Colombo, Salvaro e Amin; ainda sem nome do PL; e mais

LEONEL PAVAN SEGUE COMO PRÉ-CANDIDATO

Na manhã desta terça-feira (19), o ex governador Leonel Pavan (PSDB) entrou em contato com a coluna para reafirmar que seu partido segue com nome para majoritária.

[…] No PSDB tinha três pré-candidatos: (Gelson) Merísio, que saiu do PSDB; o Vinícius (Lummertz), que não renunciou ao cargo e desistiu; e o meu nome, até o momento o único pré-candidato para qualquer posição que o PSDB vier a estar em possível coligação. Em caso de não haver coligação, no mínimo a vaga de vice. Sou candidato em chapa pura pra ajudar a eleição de deputados e tentar buscar o que pra muitos é quase impossível, se eleger a governador. Mas, como nunca foi fácil minhas várias vitórias, construídas em cima de desafios, coisa que não tenho medo é de bicho grande, e nem do berro dos que se acham os bambambam”.

 

COM ANTÍDIO E SALVARO

Primeiro, na manhã desta terça-feira (19), em seu escritório de Florianópolis, o ex governador Raimundo Colombo (PSD) esteve com o ex-prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli. O fato é que o MDB caberia na chapa com Gean Loureiro (União Brasil) e Raimundo Colombo (PSD), mas o partido de Lunelli tem caminho definido: estar com o governador Moisés.

A tarde a conversa agendada era com Clésio Salvaro (PSDB) em Criciúma e o senador Esperidião Amin (PP). Neste caso, seria mais fácil encaixar uma parceria, já que a parceria de Colombo e Loureiro é dada como certa. Caberia ao PP oferecer um vice na chapa. O problema é que o principal nome para esta composição não está mais apto, o prefeito Joares Ponticelli (PP).

O fato é que Salvaro é da Comissão Eleitoral do PSDB e está com a missão de montar o time para as eleições e as costuras ainda seguem.

O PSDB pode estar na costura com União/PSD, com Republicanos/MDB, com PP/PSD, mas não deverá estar com Jorginho Mello (PL), assim como o PSD não estará.

 

‘CAIXA FORTE’ ATRAI ALIADOS

A cada passagem do governador Carlos Moisés (Republicanos) pelos municípios aumenta o beija-mão. Os prefeitos seguem declarando amor ao governador que “mais repassou recursos aos municípios”. Em entrevista a Post TV, Programa Voz do Sul, na manhã desta terça-feira (19), o deputado estadual Volnei Weber (MDB) não escondeu seu desejo de apoiar a reeleição do governador.

No evento de Nova Veneza, segunda-feira (18), o governador deu sinal verde para a SC-443 de Nova a Veneza a Meleiro e ainda assinou o convênio da usina de asfalto para o consórcio Maracajá – Forquilhinha – Nova Veneza (R$ 8,7 milhões).

 

REUNIÃO ADIADA

De acordo com o coordenador regional André Fernandes, a reunião que serviria para a escolha de um dos 3 nomes do PL para disputar cadeira como deputado estadual foi adiada após a desistência de Adércio Velter. A escolha será entre 2 advogados: o próprio André Fernandes (coordenador regional) e Andresa Vitorino Ribeiro (presidente do PL de Araranguá).

Ainda não foi marcada nova data para a definição do nome, mas haverá amplo debate sobre o tema.

 

PODEMOS FORA

Depois da desistência do suplente de vereador Lyrion Matheus ter desistido de disputar uma vaga na Câmara Federal pelo Podemos de Araranguá, o vereador Luciano Pires também seguiu o mesmo rumo e não disputa mais a cadeira da Assembleia Legislativa. Na verdade, nem tinha me engajado na campanha.

Pires publicou carta na tarde de segunda-feira (18) em que falava os motivos da desistência. Deverá apoiar o projeto político do amigo Luciano Buligon, ex prefeito de Chapecó e ex secretário do Desenvolvimento Econômico e Sustenátável.

O Podemos começou o ano com Sérgio Moro como pré-candidato a presidente e ele foi para o União Brasil; e com o prefeito Fabrício de Oliveira pré-candidato a governador, mas ele desistiu de concorrer. O partido decidiu apoiar a reeleição de Carlos Moisés.

 

ESQUERDA QUER MANTER A UNIDADE

Os partidos que compõe a chamada Frente Democrática SC, ao que parece, querem por fim aos ruídos provocados por reuniões em separado com representantes dos 8 partidos que a compõe. Nesta terça-feira (19), depois de uma reunião convocada pelo presidente do PDT, Maneca Dias, foi elaborada uma “Nota Oficial” conjunta com o compromisso dos representantes dos partidos de manter a unidade e buscar em conjunto os candidatos que irão formar a chapa majoritária – governador, vice-governador, senador, 1º suplente, 2º suplente.

Eis a nota distribuída pelos partidos:

“Os partidos políticos abaixo nominados e que trabalham para construir a Frente Democrática em Santa Catarina, cuja unidade se faz na defesa e fortalecimento da democracia e contra o avanço do obscurantismo no Brasil, reafirmam o compromisso em torno da formulação de um programa comum para governar Santa Catarina. O debate sobre a composição da chapa majoritária segue em aberto, sendo garantida a autonomia dos partidos na indicação de pré-candidaturas que representem o esforço da unidade e seu programa, cuja construção se iniciou com a reunião liderada por Manoel Dias na tarde desta terça-feira, contando com a participação de representantes dos distintos partidos da Frente Democrática. Florianópolis, 19 de abril de 2022”.

Assinam a nota Manoel Dias – PDT; Cláudio Vignatti – PSB; Décio Lima – PT; Douglas Mattos – PC do B; Guaraci Fagundes – PV; Mário Dutra – PSOL; João de Deus Medeiros – Rede Sustentabilidade; e Osvaldo Mafra – Solidariedade.

 

COM A BANCADA DO PP

Nesta terça-feira (19), a bancada do PP da Câmara de Vereadores de Turvo – o presidente Samuel Neoti e os vereadores Hether T. Back Pinto, Patrick F. Nazari e Rogério Dagostin, acompanhados pelo presidente do PP de Turvo, Carlos Everaldo de Stefani (Neguinho), estiveram na Assembleia Legislativa do Estado, em Florianópolis.  

Na oportunidade visitaram os gabinetes dos deputados José Milton Scheffer (PP), João Amin (PP) e Felipe Estevão (União Brasil), onde foram em busca de recursos para o município e entregaram suas demandas.

“Não descansamos um minuto quando se trata de buscar benefícios para os moradores de Turvo e benfeitorias para o município. Estamos do lado do desenvolvimento e manter contato com os deputados faz parte da busca por nossos objetivos”, destacam em consonância, os vereadores.